Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.7
Serviço Nacional de Saúde13.5
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Cancelamento pedido de consulta centro de saude repetidamente

ALBERTO JOSE BESSA RIBEIRO
ALBERTO RIBEIRO apresentou a reclamação
1 de julho 2020
Exmos. Senhores,

O Meu nome é Alberto José Bessa Ribeiro, tenho 52 anos e estou inscrito na ex-USF Lusiada, agora USF de Baguim, há 10 anos e venho, por este meio, manifestar o meu desagrado pela situação a seguir passo a expor:

Dada a situação actual de Pandemia e a dificuldade em contactar a USF de Baguim, resolvi aceder aos serviços online do Portal da Saúde para fazer a marcação de uma consulta. Já no ano de 2019 o tinha tentado várias vezes mas esta opção não estava disponível…

Para minha surpresa, desta vez (em maio de 2020) a opção estava acessível pelo que consegui marcar uma consulta com a Dra. Ana Sofia Ribeiro para 02-07-2020 às 11h20…

Acontece que, ontem em 25/06/2020 recebi um email (no final desta minha exposição) a informar-me do cancelamento da mesma sem qualquer justificação !

Ou seja, a uma semana da mesma, anulam a consulta, sem sugerirem nova data ou um outro(a) médico(a) ?!
Quando estava na extinta USF Lusíada, esta situação era resolvida com a Dra. Ângela ou outro médico a assumir a agenda …
Tentei remarcar novamente e tenho vaga para 30 de Outubro (!!!!)… - Mais quatro meses !!!

Acontece que :
• tenho medicação crónica a tomar diariamente (para a Hipertensão) que, por não constar no portal, e por não ter receita, tenho vindo o seu custo total na farmácia;
• tenho análises clínicas para apresentar ;
• tenho Ressonância e relatório médico ortopédica para apresentar;
• tenho ecografias para apresentar.

Todos estes exames foram pedidos devido à minha condição actual, historial clínico e familiar…

Já a última consulta (em 20/11/2019) foi conseguida porque reclamei no Portal da saúde pois tinha consulta marcada para fevereiro/2019 a qual foi sendo sucessivamente adiada e cancelada.
Na sequência, recebi um email da Dra. Ângela Pimenta para me dirigir à USF para fazer a marcação.

Agora uso os meios existentes e, não obtenho uma resposta simples: uma consulta!

Nesse mesmo dia enviei, por email, uma reclamação para usf.baguim@arsnorte.min-saude.pt e, de tarde, recebi um sms a informar "Devido à pandemia Covid19 a sua consulta de dia 02 fica desmarcada"- sic - Assim, sem mais nada!
Ora, estando eu num grupo de risco, para a Covid19 e, felizmente, no concelho onde resido, não tem sido reportados novos casos positivos, será que os acessos aos serviços de saúde estão suprimidos ?!
Será que tenho que estar contaminado com Covid19 para ter acesso a estes serviços ?!
Ou deslocar-me ao hospital para entupir os serviços deste ?!
O meu Centro de Saúde, aberto com pompa e circunstância pela Ministra da Saúde, recusa uma consulta com 10 meses de atraso. Sei que há clínicos disponíveis mas, por razões que desconheço, não prestam o serviço à população!

Há mais doenças para alem da COVID19 !

Por isso e, sem esquecer a actual situação, agradeço a Vossa melhor atenção para este assunto:

De: no-reply@min-saude.pt [mailto:no-reply@min-saude.pt]
Enviada: quarta-feira, 24 de junho de 2020 18:04
Para: albertojribeiro@gmail.com
Assunto: Cancelamento Pedido de Consulta Nº 52825-04498

Caro Utente ALBERTO RIBEIRO (02-02-1969)
Lamentamos mas a sua consulta abaixo foi cancelada pela sua Unidade de Saúde:
________________________________________

Número de Pedido de Consulta: 52825-04498
Unidade de Saúde: Unidade de Saúde Familiar Baguim (CS São Pedro da Cova/Rio Tinto - Unidade Rio Tinto)
Médico: ANA SOFIA RIBEIRO
Número de Utente do SNS: 1xxxxxxxx
Especialidade: SAUDE ADULTOS PROGRAM. UTENTE
Horário da Consulta: 02-07-2020 11:20
Caso não receba brevemente um contacto da sua Unidade de Saúde, poderá usar o eAgenda para submeter um novo pedido.
Obrigado por utilizar o eAgenda.
Apoio ao Utente: servicosutente@spms.min-saude.pt
Data de ocorrência: 1 de julho 2020
ALBERTO JOSE BESSA RIBEIRO
ALBERTO RIBEIRO avaliou a marca
11 de setembro 2020

Como é um Serviço Nacional... temos que recorrer a ele mais cedo ou mais tarde....