Serviço Nacional de Saúde
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Chave móvel digital

Eugénia Guerreiro apresentou a reclamação
25 de maio 2019

Aderi à Chave Móvel Digital. Foi-me enviado um código por SMS.
No dia seguinte, anteontem, tentei entrar no Portal do SNS digitando o meu nº de telemóvel e o código que me foi enviado.
Obtive a informação de que estava errado. E não estava.
Durante dois dias, o portal esteve indisponível, para manutenção.
Hoje, tentei novamente. Obtive a informação de que não foi possível fazer a autenticação.
Suspeito que, se continuar a insistir, o código é bloqueado e obrigam-me a ir pessoalmente desbloqueá-lo.
Para que serve a suposta facilidade de usar os serviços online? Para nada, é uma complicação.
Os sites de venda de roupa e livros funcionam muito melhor.
Gostaria de saber como se resolve esta situação online, pois não vou a nenhuma Loja do Cidadão resolver um problema que não criei.

Data de ocorrência: 25 de maio 2019
4 de junho 2019
Obrigada a quem comentou.
Entretanto, depois de insistir e o código ter sido bloqueado, com a mensagem: dirija-se aos serviços do IRN para desbloquear, encontrei no site a informação seguinte, através da qual consegui desbloquear o código:
Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital:
● No registo online em https://frtend.reg.cmd.autenticacao.gov.pt/Ama.Registry.Frontend/Processes/MobileManagementOnline/MobileManagementCitizenOnline.aspx pode aceder aos seus dados do registo na CMD com o seu cartão de cidadão, introduzir o seu PIN de autenticação e clicar em "Desbloquear".
Claro que o código é provisório como diz a Joana Tomé, de cada vez que entrar no site, mandam-me novo código por sms, o que não é prático, mas enfim.
E porque é que o site quando bloqueou o código, me mandou para o IRN pessoalmente e não me deu a informação que depois encontrei, em alternativa? Deviam ter melhores informáticos.
O meu filho não teve tanta sorte, pois depois de introduzir o CC no leitor, apareceu um menu a pedir o nº telemóvel e o pin e à 3ª vez bloqueou, quando o pin é o da carta que lhe foi entregue com o cartão de cidadão. Tentou noutro navegador, e o menu que aparecia já era diferente - era o menu anexo.
É neste menu que temos que inserir o Pin de autenticação, da carta enviada com o CC.
Portanto, o site ora fornece este menu, que é por aqui que se começa, ora exibe outro menu a pedir o nº de telemóvel e o Pin, induzindo em erro e bloqueando os Pin.
Infelizmente mais problemas irão surgir, como os casos dos idosos que a Maria Fernandes relata, não tendo muitos nem computador, nem telemóvel, quanto mais leitores de cartões. Era melhor o nº de utente e a password. Isto não foi pensado para todas as pessoas.

Já recebeu a carta com o código temporário? Se recebeu, não sei o erro. Mas se não recebeu, é normal. Tem de receber uma carta das Finanças com o código temporário. Quando entrar pela primeira vez com o código dessa carta, tem de escolher um definitivo. No entanto, até receber a tal carta com o código, não lhe serve de nada tentar várias vezes. Alerto que mesmo com a Chave Móvel Digital lhe irão enviar sempre um código para o telemóvel que tem de colocar também. E reforço que até ter o código temporário que receberá pelos correios não vai conseguir entrar.

Acontece-me o mesmo, mas acabei de enviar também um email para a AMA pois existem problemas muito mais graves. Venho por este meio manifestar o meu maior descontentamento com o sistema de CMD para o acesso à área do utente do SNS. Eu tinha até aqui a possibilidade de ajudar várias pessoas sénior (sem acesso nem conhecimentos informáticos) na gestão da marcação de consultas, pedido de medicação etc, através do registo dessas pessoas com o numero de utente e uma password, neste momento esse acesso está vedado a todos eles, ou serão obrigados a deslocarem-se a uma loja do cidadão, ou fornecerem os dados de acesso ao site das finanças, para pedir a CMD, depois entregar essa chave (QUE DÁ ACESSO a vários departamentos governamentais) a terceiros. Honestamente nem a minha própria CMD consegui ainda obter, pois pelas indicações que me dão no site não consegui nada. registei-me, recebi um email com a confirmação do registo, tento entrar e pedem-me um pin que não defini, e a instalação de um plugin para um leitor de cartões que não tenho nem quero ter.

A peço desculpa mas não me parece que este sistema seja em alguma coisa mais seguro e eficaz que o anterior.
Se houver alguma possibilidade só desejo que revertam o acesso ao SNS.

A parte do PIN já percebi, mas os problemas que poderão existir com a entrega da CMD a terceiros por parte de pessoas de idade parecem-me preocupantes, ou então a solução é excluir uma grande parte da população que usa o SNS de terem a possibilidade de resolver muitos problemas sem terem que se deslocar aos Cnetros de Saude.