Serviço Nacional de Saúde
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Comparticipação de exame

paulo sergio pinto sousa
paulo sousa apresentou a reclamação
29 de janeiro 2018

BOA TARDE, TENDO PRESCRITO PELO MEDICO DE FAMILIA UM P 1, PARA REALIZAR EMA ECOGRAFIA AS PARTES MOLES DO PUNHO, ENTREI EM CONTATO COM TODAS AS ENTIDADES QUE CONHEÇO QUE REALIZAM ESTES EXAMES, E TODOS DAO A MESMA RESPOSTA «NAO EXISTE ACORDO COM SNS PARA REALIZAR ESSES EXAMES UMA VEZ QUE NAO HOUVE ACORDO, EM VIRTUDE DE NAO CONSIDERARMOS O PUNHO PARTES MOLES MAS SIM ARTICULAÇOES» ASSIM SENDO SÓ PAGANDO COMO PARTICULAR.

Data de ocorrência: 29 de janeiro 2018

SNS = Vergonha Nacional!!!

A reclamação feita pelo Sr. Paulo Sousa em 29/01/2018, foi considerada "Sem resolução" por falta de atividade a 27/08/2020 (ano e meio depois)!
Hoje, 08/04/2021 a situação referida mantém-se por resolver, e os médicos continuam a prescrever P1´s de Eco´s articulares como Eco´s ás partes moles - no meu caso ombros esquerdo e direito - sabendo que de uma forma ou de outra não é assumido pelas clínicas, pois o nosso querido SNS - para quem vai parte do nosso dinheiro de descontos - não se digna a pagar!
Até há 3 anos atrás (sim, 3 anos!!!), as clínicas assumiam os custos das diferenças entre "Eco Articular" e "Eco Partes moles" mas a “mama” acabou e como não há entendimento, ou seja, o SNS embora tenha código (*) para as ditas "Eco´s" não paga as mesmas se forem feitas no “Privado”!
Como a minha médica de família não manda “Alert” para um hospital público para que eu possa fazer os exames gratuitamente, lá terei de desembolsar 25,00€ por cada “Eco”!
“E esta, hein?”

(*) Aconselho a lerem o artigo para o qual deixo abaixo link:

* * * ECOGRAFIAS PARTES MOLES vs ECOGRAFIAS ARTICULARES * * *

Depois do meu 1º comentário neste post, entrei em contacto com o meu posto de saúde para os confrontar com a informação que obtive através de um artigo que até partilhei o link (*), e conseguir assim uma nova consulta para ser encaminhado para um hospital público, que me possa fazer os exames em questão de forma gratuita. Ao longo da conversa com a funcionária administrativa, além de conseguir uma teleconsulta para o dia 26 de abril, consegui também obter por parte da própria duas dicas de ouro, o Hospital da Prelada - Porto e o Hospital Fernando Pessoa - Gondomar estão por enquanto a aceitar P1´s de "Eco´s Partes Moles" como "Eco´s Articulares", ou seja, para quem for isento fica totalmente gratuito e para não-isentos pagarão a taxa moderadora respetiva, mas não o exame na totalidade! Quanto ao Hospital da Prelada estão a aceitar marcações só para junho, mas no Hospital Fernando Pessoa consegui marcação de exame já para 11 de maio.
Acredito que, como os hospitais que referi acima, possam existir mais hospitais no país a aceitarem também P1´s com características iguais.

(*) https://www.simedicos.pt/pt/noticias/3979/internalizacao-forcada-e-os-doentes-e-que-sofrem/

Estou na mesma situação. Ainda dizem que o acesso à saúde é gratuito em Portugal. Sempre que tenho algum problema a este nível tenho de pagar. Não percebo para onde vão os meus descontos.

Infelizmente, passei pela mesma situação descrita mas com as dicas do Sr. Rui Freitas, ao qual agradeço, consegui marcar ecografias para o meu ombro e cotovelo para daqui a mês e meio no Hospital Fernando Pessoa. Mal menor. Só vou acreditar depois de acontecer!

Pois ando na mesma situação há anos!? Só que agora o custo são 30€ cada p1

ECOGRAFIA PARTES MOLES - COMPARTICIPADAS SNS.
ESTUDIRAX - Gabinete de Estudos Radiológicos - Moscavide.

Muito obrigado pela ajuda e pelos vossos comentários sempre úteis. Já estou a ligar para o Hospital da Prelada. Obrigado.

Acho revoltante terem deixado de comparticipar as ecografias das partes moles. As pessoas com dores articulares, musculares são tratadas como LIXO! Só interessa passar medicação para alívio das dores sem a pessoa ter um diagnóstico! E depois dão 2 milhões para pagar certos medicamentos a certas pessoas. Porque não legalizam a eutanásia para todos?

Muito obrigada pela vossa partilha de alguns contactos onde se pode fazer este tipo de ecografias.
A Clínica de Imagiologia Dr. Veríssimo de Jesus (em Odivelas) também fazem.

No Porto não encontro uma clinica que faça. Nem esses 2 hospitais fazem agora.