Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Covid19: laboratórios referenciados

Gonçalo Crespo
Gonçalo Crespo apresentou a reclamação
29 de março 2020
A minha filha, menor, apresenta sintomas que incluem tosse, febre e dores no peito. Na minha presença ela contactou o serviço Saúde 24 (808242424), uma vez que seria mais simples ela responder directamente ao questionário. Ela recebeu uma mensagem no telemóvel com um número de "Exames sem papel - análises clínicas", um "Código de prestação" e a informação para contactar um laboratório. Isto aconteceu ontem dia 28 de Março de 2020. Procurámos o laboratório na Região da Guarda e encontrámos o nome : Affidea, e tentámos contactar. A informação , gravada, no número de atendimento do Laboratório Referenciado COVID19 para esta Região, apenas nos informou que o horário de atendimento era nos dias úteis das 9,00 ás 19,0. Hoje, dia 29 de Março de 2020, voltámos a procurar a listagem de laboratórios referenciados COVID19 e não havia nenhum laboratório referenciado para a Região da Guarda, apenas existia um na Covilhã.
A informação divulgada pelo SNS é errónea, atrasando/ negando a assistência que deveria ser eficaz e célere, principalmente porque se trata da saúde/ vida de alguém. Por outro lado, a manter-se esta informação, obrigam à deslocação das pessoas para fora da sua Região de Residência, aumentando ainda mais a possibilidade de, eventualmente, transmitir o vírus.
Data de ocorrência: 29 de março 2020
Gonçalo Crespo
Gonçalo Crespo avaliou a marca
13 de setembro 2020

Não obtive qualquer resposta por parte do SNS a esta reclamação. Espero, para o bem de todos, que o SNS tenha capacidade de realizar o objetivo para que foi imaginado. Este serviço tem de ser mais NACIONAL.