Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.7
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Declaração definitiva por isolamento profilático covid19

IRINA VICTOROVNA TROCHANOVA FONSECA
IRINA FONSECA apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Ex.mos Sr.es,

Pelo presente venho expor a situação que espero resolver com ajuda das V.as Ex.as.

No dia 01-01-2022 comuniquei ao serviço SAUDE 24 que a minha filha com quem coabitei foi testada positivamente de COVID 19 (ver doc. em anexo). De acordo com indicações da enfermeira que me atendeu fiquei em isolamento. Recebi o código para efetuar o teste de COVID, no entanto, apesar de ter prometido de me enviar a declaração provisória para este efeito, este documento não me foi disponibilizado.

No dia 03-01-2022 novamente contactei o serviço SAUDE24 na tentativa de obter a declaração comprovativa da minha ausência no trabalho, a enfermeira que me atendeu explicou que não me pode ajudar, mas que deverá tentar as seguintes alternativas:1)contactar o serviço administrativo do Sude24, 2)contactar Segurança Social; 3)contactar o medico assistente do Centro de Saúde.

A tentativa de contacto com serviço administrativo não produziu qualquer efeito, uma vez que fui redirecionada novamente para os enfermeiros.

Do contacto com Segurança Social no dia 04 /01/2022 resultou que 1) não existe qualquer informação transmitida pelo SAUDE 24 acerca da minha situação,2) para obter documento comprovativo do isolamento profilático para apresentar no meu Serviço deverá contactar SAUDE 24.

Liguei novamente ao SAUDE24 no dia 04/01/2022. O enfermeiro que me atendeu explicou que devo permanecer em isolamento e será contactada pelo delegado de saúde o qual irá emitir a declaração definitiva que substitua a declaração provisória. De acordo com o enfermeiro este contacto deverá acontecer dentro dos 3 dias úteis apos do primeiro contacto com SAUDE24, e que deverá fazer o segundo teste PCR antes de fim de isolamento.

A medica de família da Unidade de Saúde do Cacem (USF Flor do Lotos), no dia 04/01/2022, enviou me screenshot da declaração provisória da qual contava que o período do meu isolamento será de 01-01-2022 até 15-01-2022 (segue em anexo), e confirmou via telefone, que devo permanecer isolada e aguardar o contacto do delegado de saúde.
No dia 07 de Janeiro recebi os resultados do meu teste PCR (negativo)

No dia 11/01/2022, apos de ficar a espera de contacto do delegado de saúde há 10 dias e sem qualquer documento justificativo da minha ausência no trabalho para alem da declaração provisória, liguei novamente ao SAUDE 24. Tive novamente indicações para contactar o meu medico assistente. No Centro de Saúde foi me liminarmente recusado o contacto com a médica (Ana Filipa Prata) por parte da funcionária da receção, a qual disponibilizou-me o email e os números telefónicos da Saúde publica do conselho de Sintra.

Nenhuma tentativa de contactar esta entidade via telefone (219222167, 219222151, 219222146) nos dias 11 e 12 de Janeiro tive sucesso, uma vez que ninguém atenda o telefone, ou a chamada desliga-se após de alguns toques (foram feitas aproximadamente 70 tentativas). O email enviado para o Delegado de Saúde de Sintra (usp.sintra@arslvt.min-saude.pt) com exposição da situação não foi respondido até a data.
Necessito urgentemente um documento comprovativo da parte da autoridade de saúde pública para justificação da minha ausência no trabalho e para pagamento do meu vencimento.
Respeitosamente,
Data de ocorrência: 1 de janeiro 2022