Serviço Nacional de Saúde

Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde

(6%)
Ranking na categoria

Categoria
Administração Pública

Telefone: 808242424

Morada
Av. João Crisóstomo 9 - 6º
1049-062 Lisboa

E-mail
gabinete.ministro@ms.gov.pt

Website
http://www.sns.gov.pt

Recomenda esta marca?

37
59

Partilhar esta página

Esta é a sua empresa? Clique aqui

Serviço Nacional de Saúde - Encerramento do posto de saúde de S. Miguel do Rio Torto

Resolvida
25881419
390
0 gostos
Rui Lopes apresentou a reclamação

Em S. Miguel do Rio Torto - Abrantes foi encerrado o posto médico, num edificio recente, com excelentes condições, após a 1 de Fevereiro ter sido inaugurado um "super centro" de Saúde, em Rossio Sul do Tejo, uma povoação próxima, o que já levou a protestos da população como podem verificar aqui:

http://www.mediotejo.net/abrantes-utentes-de-sao-miguel-contra-encerramento-do-posto-de-saude/?fbclid=IwAR1Lxx3GZ5biXRdfF8p_cmS4dd3-5-DO-OoSk17pQBAUmur8pTVE_eODCx8

Tudo estaria bem, não fosse o caso de ser uma população idosa, sem transporte próprio e sem recursos com pensões mínimas a maior parte dos casos, além disso, o transporte público - autocarro - pára a uma grande distância do novo centro de Saúde. A Presidente da Câmara Municipal de Abrantes argumenta que existe o transporte de proximidade ou transporte a pedido, no entanto, ao vermos na comunidade intermunicipal do médio Tejo, esse transporte a pedido, consoante a distância, custa no mínimo 1.20 euros por viagem como podem verificar a título de exemplo no site em:

http://mediotejo.pt/index.php/horarios#tarif%C3%A1rio-6

Além disso, como já mencionámos, trata-se de população idosa que, inumeras vezes não possui nem sabe trabalhar com telemóvel, como poderão solicitar o transporte a pedido se não o sabem fazer? Parece que a ACES do Médio Tejo e o Município de Abrantes não tiveram isto em conta ao deixarem as aldeias sem posto médico, isto é, afastaram os doentes da saúde quando devia ser o contrário.

Ora como podem os utentes idosos sem recursos pagar isto para ir à nova USF? Só se centraliza e não se repara que a população idosa não tem recursos para se deslocar? A aldeia é de cariz rural, ao retirarem o posto de saude ficará em péssimas condições,

Por outro lado, todos os outros pólos de Saúde mantêm actividade e vão lá os médicos porque só o de S. Miguel do Rio Torto tem de fechar? Não é admissível! Ao centralizar tudo numa USF está a deixar as populações das aldeias sem acesso à saúde, ou seja, o inverso da essência do SNS, aproximar a Saúde dos Utentes. O próprio Dr. Arnaut tantas vezes afirmou que, em 1978, quando fez lei o SNS queria levar a Saúde aos lugares mais distantes e não o contrário.

Perante esta exposição apelamos a v.as ex.as que pretendemos voltar a ter posto médico pelas razões acima descritas e ficamos gratos no que puderem fazer para tal.
14 Fev2019
Rui Lopes editou a reclamação
25 Mar2020
Rui Lopes alterou o estado para Resolvida
25 Mar2020
Rui Lopes avaliou a marca

8/10

Sim

Voltaria a fazer negócio?

O SNS é um bem essencial, os postos de Saúde nas aldeias é que podiam ser melhores|

Esta reclamação foi considerada como resolvida

Comentários (0)