Serviço Nacional de Saúde
Serviço Nacional de Saúde
Performance da Marca
13.6
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
11,4%
Tempo Médio de Resposta
3,1%
Taxa de Solução
12,4%
Média das Avaliações
30,8%
Taxa de Retenção de Clientes
47,7%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 87.8
3 DGRM 84.5
...
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Encerramento do posto de saúde de S. Miguel do Rio Torto

Resolvida
8/10
Rui Lopes
Rui Lopes apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2019 (editada a 14 de fevereiro 2019)
Em S. Miguel do Rio Torto - Abrantes foi encerrado o posto médico, num edificio recente, com excelentes condições, após a 1 de Fevereiro ter sido inaugurado um "super centro" de Saúde, em Rossio Sul do Tejo, uma povoação próxima, o que já levou a protestos da população como podem verificar aqui:

* PROIBIDO *://www.mediotejo.net/abrantes-utentes-de-sao-miguel-contra-encerramento-do-posto-de-saude/?fbclid=IwAR1Lxx3GZ5biXRdfF8p_cmS4dd3-5-DO-OoSk17pQBAUmur8pTVE_eODCx8

Tudo estaria bem, não fosse o caso de ser uma população idosa, sem transporte próprio e sem recursos com pensões mínimas a maior parte dos casos, além disso, o transporte público - autocarro - pára a uma grande distância do novo centro de Saúde. A Presidente da Câmara Municipal de Abrantes argumenta que existe o transporte de proximidade ou transporte a pedido, no entanto, ao vermos na comunidade intermunicipal do médio Tejo, esse transporte a pedido, consoante a distância, custa no mínimo 1.20 euros por viagem como podem verificar a título de exemplo no site em:

* PROIBIDO *://mediotejo.pt/index.php/horarios#tarif%C3%A1rio-6

Além disso, como já mencionámos, trata-se de população idosa que, inumeras vezes não possui nem sabe trabalhar com telemóvel, como poderão solicitar o transporte a pedido se não o sabem fazer? Parece que a ACES do Médio Tejo e o Município de Abrantes não tiveram isto em conta ao deixarem as aldeias sem posto médico, isto é, afastaram os doentes da saúde quando devia ser o contrário.

Ora como podem os utentes idosos sem recursos pagar isto para ir à nova USF? Só se centraliza e não se repara que a população idosa não tem recursos para se deslocar? A aldeia é de cariz rural, ao retirarem o posto de saude ficará em péssimas condições,

Por outro lado, todos os outros pólos de Saúde mantêm actividade e vão lá os médicos porque só o de S. Miguel do Rio Torto tem de fechar? Não é admissível! Ao centralizar tudo numa USF está a deixar as populações das aldeias sem acesso à saúde, ou seja, o inverso da essência do SNS, aproximar a Saúde dos Utentes. O próprio Dr. Arnaut tantas vezes afirmou que, em 1978, quando fez lei o SNS queria levar a Saúde aos lugares mais distantes e não o contrário.

Perante esta exposição apelamos a v.as ex.as que pretendemos voltar a ter posto médico pelas razões acima descritas e ficamos gratos no que puderem fazer para tal.
Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2019
Rui Lopes
Rui Lopes avaliou a marca
25 de março 2020

O SNS é um bem essencial, os postos de Saúde nas aldeias é que podiam ser melhores|

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.