Serviço Nacional de Saúde

Ana Rita Massa Sapage Paulo
Ana Paulo apresentou a reclamação
9 de agosto 2022
Bom dia
Liguei dia 27/07 e dia 3/08 a informar que o meu filho estava com diarreia há quase 3 meses desde que teve Covid.No primeiro contacto foi me dito para ir a um médico de alergias, pois o meu filho poderia estar com alguma intorelancia a algum alimento, pois há muito tempo que estava a fazer cocó líquido. Expliquei que o meu filho já tinha feito 2 tipos de medicamentos o Biogaia e o Atyflor receitado pelo pediatra, mas realmente não estava a fazer o efeito desejado que era estancar a diarreia. Fui com ele a uma consulta das alergias e o médico mandou fazer análises ao cocó e ao sangue do meu filho. O médico disse que não teria sido muito bem encaminhada visto não ter nenhuma alergia e com um ano e meio de idade se ainda não tinha sido intorelante a nada, não seria certamente agora. De qualquer forma encaminharam me para gastroenterologia pediátrica com as análises. Assim o fiz, fui fazer as análises ao meu filho, não acusaram nada. De qualquer forma a gastroenterologista passou lhe 2 medicamentos o tiorfan infantil em carteiras e as gotas bivos. Visto o meu filho continuar a fazer diarreia, liguei novamente 2 vezes para a linha saúde 24 a informar que o meu filho já estava há 3 meses a fazer diarreia, ao qual me responderam se fosse há 3 dias seguidos que estaria a fazer diarreia seria caso de me encaminharem para as urgências num hospital público, como tal não acontecia mandaram me deslocar me ao meu centro de saúde. Ao qual eu respondi que estava a existir alguma incoerência na forma de tratar a informação, pois o meu filho já tinha tomado 3 tipos de medicamentos e a diarreia não passava com nada e não estava há 3 dias a fazer diarreia, mas há 3 meses. Reclamei em linha e disse que não percebia como podiam brincar com a saúde de uma criança de 1 ano e meio pois no centro de saúde não tinham a possibilidade de fazerem mais análises para averiguar a situação e ainda teria que ser encaminhado para uma consulta de especialidade. O meu filho passado 1 ou 2 dias de ter ligado desidratou, teve febre durante 3 dias e não comia. Tive infelizmente que o levar uma urgência ao privado. A minha pergunta hoje quando liguei a reclamar do atendimento anterior foi se era preciso o meu filho morrer ou lhe acontecer algo para apenas o mandarem para uma simples urgência no hospital público, porque nas urgências tinham todos os meios na hora para verificarem a situação. Hoje continuaram me a dizer que o encaminhamento tinha sido bem feito e porque quando o meu filho piorou não lhes liguei!!!! Ora não o fiz porque já tinha alertado em linha que se algo corresse mal iria reclamar. Hoje não souberam gerir a reclamação o argumento utilizado foi que estava a ocupar a linha, que por sinal é pública, com um caso que não era grave. Efectivamente se não me tivesse mexido ontem e não tivesse levado o meu filho às urgências, estaria ainda com febre, desidratado e não aceitava nenhuma comida no estômago e por sinal não se conseguia levantar da cama. Pergunto, para que serve esta linha?! O meu filho mal se conseguia colocar de pé. De futuro vou deixar de vos ligar porque sei perfeitamente que se o levasse a uma urgência num hospital público o iam atender independentemente de vocês o encaminharem ou não. Se não reclamarmos destas situações, vocês não mudam os procedimentos, a funcionária até podia estar só a cumprir ordens, mas penso que com a saúde de uma criança tão pequena não se brinca. Hoje irei a uma consulta para tentar averiguar porque o intestino do meu filho não reage a nenhum medicamento. Pois a situação infelizmente ainda não está resolvida. E assim anda uma criança tão pequena assim há 3 meses. Claro que vocês não têm culpa de o meu filho não ter Covid, e de ainda não terem dado com o seu problema, mas no mínimo pedia mais humanidade e acertividade nas triagens utilizadas. Mesmo que me digam que estes são os procedimentos correctos e que tudo foi feito corretamente, não posso aceitar porque a vida do meu filho e a sua saúde está sempre em primeiro lugar e como tal não percebo como é tão difícil para vós encaminharem uma criança para uma simples urgência pediátrica num hospital público.
Data de ocorrência: 9 de agosto 2022