A marca Serviço Nacional de Saúde é confiável?
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
9,8%
Tempo Médio de Resposta
3,8%
Taxa de Solução
10,8%
Média das Avaliações
29,4%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 DGEG 86.8
3 ANSR 81.4
...
Serviço Nacional de Saúde14.3
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Estou grávida e sem médico de família

Sem resolução
Vanessa
Vanessa apresentou a reclamação
6 de novembro 2016

Resido à pouco tempo na Sobreda e tive de fazer a alteração do meu cartão de cidadão para a nova morada para pedir a inscrição no centro de saúde da localidade. Após a confirmação de um teste de gravidez de farmácia dirigi-me ao centro de saúde da Sobreda para me inscrever e marcar a primeira consulta.
Fui informada que ficaria em lista de espera até dia 19 de Outubro porque não tinham vagas. Nesse dia iria ser realizada uma reunião para ficar definida a situação dos utentes em lista de espera. Informei que estou grávida e que tenho tido algumas dores. Ainda assim não fizeram a inscrição e marcaram uma consulta de urgência. A médica que me atendeu não me examinou apenas me fez algumas perguntas e passou uma credencial para fazer uma ecografia do primeiro trimestre (entre as 11 e as 13semanas). Aconselhou-me a ir fazer a ecografia a alguma clínica do concelho de Almada, e se de facto se confirmasse que estava grávida a ser acompanhada no centro de Saúde de Rio de Mouro-Sintra (onde estava anteriormente inscrita por morar lá, mas aonde também não tinha médico de família porque nunca precisei de ser atendida enquanto morei lá). Mesmo depois de explicar tudo à médica nem análises me fizeram. Dirigi-me ao Hospital Garcia da Orta no mesmo dia, aonde me foi confirmado que estava de 5semanas de gestação com uma ecografia e que as dores que tinha deviam ser normais mas para ser acompanhada no centro de saúde. Liguei no dia 20 de Outubro para o centro de Saúde para saber o que ficou definido no dia anterior na reunião, fui informada que a reunião apenas iria ser realizada no dia 20 e que tinha de aguardar. Voltei a ligar no dia seguinte fui informada que iriam falar com a coordenadora a respeito da minha situação e que me conta tavam. Na semana seguinte tive de ser eu novamente a contactar e informaram-me que ficaria inscrita mas ainda assim sem médico. Que iriam tentar atribuir um que me pudesse acompanhar. Hoje estou de 9 semanas e 2dias e tive de me dirigir novamente ao Hospital Garcia da Orta porque ainda sinto dores. Apenas fui examinada e foi-me dito pela médica para insistir com o centro se saúde para ser acompanhada porque tenho de fazer algumas análises e que já me deviam ter atribuído médico porque no hospital não podiam fazer nada. Só tenho uma credencial para fazer uma ecografia apartir das 11 semanas até lá não tenho conseguido ser acompanhada por um médico. Gostaria que realmente analisassem a minha situação com a maior brevidade possível. As semanas de gestação passam e eu não posso ter uma primeira consulta como em qualquer gravidez porque moro numa localidade em que não existem vagas para os utentes.

Data de ocorrência: 6 de novembro 2016
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários

boa tarde,

estou exatamente na mesma situação, o meu centro de saude é atualmente na Baixa da Banheira, porque fui mudada sem se quer pedir. queriam marcar-me a 1ª consulta para Julho, estamos em Abril...

E eu que o atendente me disse que tem que esperar para conseguir o médico de família e eu questionei que se não tiver médico de família aos 6 meses se eu ia continuar sem acompanhamento e ele disse que sim, me senti extremamente humilhada como mulher e gestante.

Olá Juliana Silva já consegui médico de família??