Serviço Nacional de Saúde
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Falta de ética profissional

Erica Silva
Erica Silva apresentou a reclamação
2 de julho 2020 (editada a 2 de julho 2020)
Venho deste modo expor uma situação que sucedeu com uma das médicas (Drª Cecília Coelho) que segue a minha filha, durante a consulta dos 9 meses no passado dia 17 de junho 2020 na USF Cova da Piedade, foi-me dito que devia reduzir na amamentação, em particular no período noturno, sob o pretexto e passo a citar “torna-se um vício para eles” .... ora não existe "reduzir" na Livre Demanda, que é a única forma de amamentar com sucesso, bem como é bastante claro para mim que bebés e crianças pequenas têm necessidades 24 horas por dia e não apenas quando os médicos acham ou decidem que seria conveniente. Preocupa-me esta postura pouco profissional, pois pode influenciar negativamente a história de amamentação de outras mães que sigam estes conselhos sem fundamento e a meu ver preconceituosos com a amamentação.

Foi também sugerido que entre os 9 meses e 1 ano deveria transitar a bebé para dormir sozinha no quarto dela. Creio que se tratando de uma escolha pessoal de cada mãe/pai e família, este tipo de conselho não solicitado também é desnecessário.

Infelizmente tenho observado que este tipo de situação é prática comum nos nossos Centros de Saúde, onde muitas vezes os médicos têm internos/estagiários e por sua vez aprendem estas más práticas, leva-nas consigo e perpetuam-nas ao longo das suas carreiras. É um ciclo que deve ser quebrado, pois prejudica e não beneficia nem mães nem os seus bebés, nem suas famílias.
Data de ocorrência: 2 de julho 2020
Erica Silva
30 de dezembro 2020
Aguarda resposta há 6 meses.