Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Falta de médico de família

Maria Madalena Caeiro Gomes
Maria Gomes apresentou a reclamação
25 de novembro 2022
Boa tarde, fiquei sem médico de família no passado mês de Setembro de 2022 e então a USB Bom Sucesso - Alverca do Ribatejo enviou-me uma carta a informar e para eu me dirigir a outro centro de saúde em Alverca do Ribatejo ou seja USGago Coutinho em Alverca do Ribatejo, para fazer inscrição, foi o que fiz. Depois disto tudo disseram-me que também não tenho médico de família. Acho que até posso escolher a unidade de saúde que me dá mais jeito que até é da do Bom Sucesso porque toda a vida estive inscrita nessa unidade e os meus pais continuam nessa unidade e também ficaram sem médico e eu gostaria de ficar nessa unidade Bom Sucesso que ficam na mesma localidade, é sempre melhor a família ficar com o mesmo médico, porque temos sempre mais conhecimento do nosso historial de saúde em conjunto. é mais fácil o médico nos conhecer. Mas a minha reclamação vem em prol da falta de médico de família para nós os três. precisamos de consultas e dizem-nos que temos que ir a 8 Km a outra localidade ou seja Póvoa de Santa Iria das 20h ás 22h para 20 vagas para todo o concelho de Vila Franca de Xira. Temos que ir apanhar vaga não sei quantas horas antes. Também nos dão outra sugestão de irmos a Benavente que fica a 30 Km e é fora do concelho. Vou mandar os meus pais e eu própria sem transporte para estes locais, para Benavente nem se quer há transporte público. O SNS é um direito consagrado na Constituição Portuguesa. Estamos a ser abandonados, quero urgentemente que resolvam a situação. As unidades de saúde onde pertenço é que nos deviam marcar consulta nas opções que tiverem, não nós utentes termos que estar na rua a apanhar vez ao sol á chuva.
No concelho de Vila Franca de Xira já somos 50 000 utentes sem médico e ainda vão mais médicos ausentarem-se do serviço. É preciso e urgente não nos deixarem sofrer e morrer.
Espero resposta, e soluções eu e todos os utentes do concelho de Vila Franca de Xira.
Data de ocorrência: 25 de novembro 2022
Maria Madalena Caeiro Gomes