Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.7
Serviço Nacional de Saúde13.5
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Irresponsabidade para com os dados do boletim de vacinas

Tania
Tania apresentou a reclamação
26 de maio 2020
Em Abril, através da aplicação do 'MySNS Carteira', verifiquei que as informações do meu boletim de vacinas não estavam disponíveis no site. Enviei e-mail para o SNS - atendimento@sns24.gov.pt, onde me informaram que teria de contactar o Centro de Saúde no qual estou inscrita, pois este é o responsável pela introdução dos dados no sistema.
Entro em contacto com o Centro de Saúde de Queluz, onde na secretaria me informam que nada tem a ver com o registo do meu boletim de vacinas e que terá de passar a chamada à enfermagem. Falo com a enfermeira que me confirma, mais uma vez, que não tenho nenhum dado inserido em sistema mas que, de todos os modos, o meu processo tinha sido transferido para o Centro de Saúde de Monte Abraão. Desloco-me ao Centro Saúde em questão e falando quer com a secretaria, quer com a enfermagem confirmam que não há dados em sistema e que a entidade responsável pela inserção desses dados é o Centro de Saúde de Queluz pois foi lá que fiz toda a vacinação. Mais informam que, no Centro Saúde de Monte Abraão, todos os utentes lá registados e vacinados encontram-se com toda a informação disponível online.
Volto a entrar em contacto com o Centro de Saúde de Queluz (tentei presencialmente mas mais uma vez o tempo de espera era superior a 2 horas). Pelo terceiro dia consecutivo sem parar de ligar para o Centro de Saúde de Queluz, atendem-me a chamada. Volto a explicar a situação e os serviços administrativos dizem que nada têm a ver com o registo de dados do boletim de vacinas e voltam a transferir a chamada para a enfermagem. A enfermeira que me atende, não só volta a confirmar que nada tem a ver com a inserção de dados como põe em questão, alguma vez eu ter sido vacinada naquele centro (anteriores instalações de Queluz). Informo e volto reforçar que sempre fui vacinada ali e a minha filha também (relativamente à minha filha sim tem registo de tudo; ao menos uma de nós tem a informação disponível embora, tenha não tenha perdido o boletim de vacinas da minha filha). Quando reforço que perdi o boletim de vacinas, sou altamente penalizada pelo mesmo e indica que não se deve perder o boletim de vacinas tal como não se deve perder o cartão do cidadão. Não posso estar mais de acordo mas infelizmente por vezes acontece e o mais incrível é que se perder o cartão do cidadão consigo solicitar online, com todos os meus dados sem perda de qualquer informação. Mais informa que neste caso, se ninguém se responsabilizar por estes dados e dado que não tenho o boletim de vacinas comigo, terei que voltar a tomar todas as vacinas "obrigatórias"...não sei mesmo que comentar sobre esta última informação  Depois de 30m de conversa, consigo que escale a situação internamente e informa que irá falar com a pessoa responsável Carmen (área administrativa) e que devolverão uma chamada nos próximos dias sobre a situação. Duas semanas depois volto a contactar com o Centro de Saúde de Queluz. 15 chamadas falhadas em 2 dias. Lá consigo que me atendam o telefone, a responsável Carmen não se encontra. Voltam a reforçar que que é obrigação da àrea de enfermagem carregar essa informação no sistema e transferem a chamada. Informam também que devido a linha ocupada, terá que voltar a contactar outro dia.
Como é que é possível que não haja ninguém responsável por esta situação? Como é possível um serviço público nem sequer tentar resolver ou ajudar a encontrar uma solução. Ou mesmo assumir que deitou bases de dados inteiras fora e que não inseriu em sistema? (algumas pessoas inscritas neste centro de saúde de Queluz têm as mesmas queixas :-( ) Ninguém é responsabilizado? Aguardo neste momento uma resolução da minha situação sendo que irei também encaminhar esta reclamação para vários níveis do SNS.
Os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 26 de maio 2020