Serviço Nacional de Saúde

Luis Simões
Luis Simões apresentou a reclamação
17 de junho 2019

Boa Tarde,
Venho por este meio manifestar o meu descontentamento com esta ferramenta, chave móvel digital, que supostamente servirá para facilitar a vida dos cidadãos.
Acredito que sim, mas vou relatar um caso concreto que me deixou desiludido e frustrado.
Tenho pai e mãe idosos e como eles há seguramente milhões no país, que não sabem nem têm capacidade para utilizar as novas tecnologias.
Era extremamente complexo marcar uma consulta no centro de saúde. Por telefone era impossível pois nunca ninguém atendia. Presencialmente igual porque não é nada fácil deslocarem-se ao posto e sem garantias de apanhar vaga.
Até que em boa hora, o SNS possibilitou que com apenas o numero de utente e uma password, fosse possível aceder ao portal e entre várias possibilidades muito úteis, lá estava também a hipótese de se marcar comodamente uma consulta ou mesmo fazer um pedido de medicamentos para situações crónicas.
Finalmente algo verdadeiramente útil e que ajuda realmente as pessoas. Pensei eu. E utilizei-o várias vezes para eles e inclusive para mim.
Mas eis que tenho necessidade de recorrer novamente a esta ferramenta e o acesso está barrado.
Só com a CMD
Para simplificar, complicou-se, e de que maneira.
Os meus pais só têm o bilhete de identidade antigo e já é vitalício. Como é que eu faço agora para os ajudar ? Ao tentar aderir à chave móvel digital, a indicação é que não reúnem as condições necessárias.
E os milhares ou milhões de idosos que não sabem o que é a Internet ou um smartfone ?
Eu mexo na internet mas não sou nenhum especialista e estou com dificuldades para conseguir a assinatura digital para mim. Para eles como já referi, não está a ser possível.
Será que está prevista a possibilidade do mesmo numero de telemóvel ou mesmo email servir para vários cidadãos ?
Se assim não for, como é que eu vou poder ajudar os meus pais se eles até para fazer uma chamada se vêem aflitos e só têm telefone fixo. E eu vivo a 200 kms deles.
É realmente frustrante. Um simplex que veio complicar o que estava simples e funcional.
Consigo aceitar e entender que é preciso apostar na segurança , mas nesta situação concreta que vos relatei, que problemas poderão advir ?
Seria possível o SNS voltar á forma anterior ?
Com alguma esperança que este mail não salte directamente para o caixote do lixo e alguém me possa explicar se existe solução para este caso.
Muito obrigado

Data de ocorrência: 17 de junho 2019