Centro de saúde usf de vialonga.
Venho por este meio mostrar o meu desagrado com esta instituição.
Contactei o centro de saúde de manhã, pois preciso de uma consulta rápida, se possível por telemóvel, pois estou com um problema de saúde, mas que não é tão grave assim para ir para o hospital tirar a vez de pessoas com um estado de saúde mais urgente e agravado que o meu. É para isto que os centros de saúde existem e servem.
Recebo apenas o retorno da chamada às 15h, para me informar que a esta hora já não fazem marcações de consultas, nem sequer para o dia seguinte, o que é simplesmente ridículo.
Informam-me também, com uma certa arrogância, que tenho que ligar às 8h e que às vezes às 8h05 já não têm vagas.
O bom era eu realmente ligar as 8h da manhã e às 8h01 retornarem a minha chamada para a marcação da consulta.
A semana passada liguei 3 dias seguidos para o centro de saúde:
No primeiro dia nunca retornaram a chamada.
No segundo dia, às 8h da manhã certas liguei. Voltei a ligar de 30 em 30 minutos, e só me retornaram a chamada às 14h, quando eu já estava presencialmente no centro de saúde à espera da consulta que marquei às 11h da manhã. (E dizem-me hoje que às 8h05 às vezes já não há vagas).
No terceiro dia, não me retornaram a chamada também. Só me ligaram porque viram os meus emails constantes.
No dia em que fui à consulta, com um problema na pele, não tive qualquer atenção ou interesse pela parte da médica em perceber o que era, como apareceu e porquê, sendo que eu mencionei que tinha tido covid. Destinou-se a receitar-me um medicamento que eu própria poderia ter ido comprar à farmácia em vez de ter pedido anos de vida no centro de saúde para uma consulta que demorou 5 minutos (para além da meia hora de atraso da hora marcada). Pedi um exame, à qual não me passou, referindo que só no privado fazem este exame. Não me indicou onde o poderia fazer, e desvalorizou o meu problema. Se não achasse que não tinha um problema e que gostava de tirar as teimas para ficar descansada, não estava a pedir um exame.
O centro de saúde não está mau devido à pandemia. Ele já estava muito mau, muito antes da pandemia começar, até porque as pessoas que lá trabalham são as mesmas e hábitos não se esqueçam de um dia para o outro. Antigamente ligava-se para o centro de saúde, e os telefones não tinham som.
Já há anos que não vou ao centro de saúde. Felizmente não tenho tido problemas na minha saúde que o justificassem. (Para além de estar a adiar exames de rotina só mesmo pelo atraso de vida que a usf de Vialonga é e pelo transtorno que me causa, devido ao meu trabalho).
No entanto, quando eu realmente preciso de aconselhamento médico, não consigo ajuda. Tenho que correr atrás, insistir, ligar e enviar emails constantemente, chatear-me para que me oiçam e me dêem uma consulta tão simples como só passar uma receita.
Enfim, é o que temos.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2022
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.