Serviço Nacional de Saúde
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Medicação e consultas negadas

Jorge apresentou a reclamação
30 de novembro 2020
Já não é a primeira vez no Posto de saúde da Madalena.

Liga-se para o posto de saúde centenas de vezes e ninguém atende.
Manda-se emails não respondem.
Marcaram-me uma consulta em junho, cheguei ao consultório e a médica recusou-se a dar-me consulta e diz-me que sou de Braga e para ir lá a uma consulta, quando ja estava dentro do consultorio com consulta marcada.
Pedi á 1 semana medicação cronica por email para o posto de saude, uma medicação que me foi passada no hospital, ninguem me respondeu.

Tentei ligar para o posto de saude durante dias e horas, e da unica vez que me atenderam, foi uma senhora super arrrogante e a pessoa em questao disse-me que nao tinha lá pedido nenhum por email, e eu que vi-se para onde é que mandei o email, fazendo-me de burro - ucsp.madalena@arsnorte.min-saude.pt . Quando o email, esta correcto.
Não me ajudou, nao fez nada para ajudar, nem tentou sequer me resolver a situação - Disse-me que nao podia fazer nada, que nao tinha culpa, e que estava lá a substituir outra pessoa e acabou a me desligar o telefone na cara, quando pedi para se identificar e me dizer o nome recusou-se. Respondeu-me que nao me iria dizer o nome dela, quando eu disse que iria apresentar uma reclamação.

Quero e vou apresentar uma queixa crime, por recusa de prestação de cuidados medicos, e quero saber quem foi incompetente com quem falei, e apresentar uma queixa dela.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2020
30 de novembro 2020
Além de ter ligado por causa da medicação, liguei também porque precisava de uma consulta pois passei a noite cheia de dores de dentes e disse-o em chamada, mas a senhora estava mais precupada em me dizer que eu nao tinha mandado o email, do que em fazer o seu trabalho e a sua obrigação em me marcar a consulta e tratar da situação da medicação. Apos se ter recusado em me dizer o seu nome, e me ter desligado o telefone, voltei a ligar, mas obviamente que a pessoa em questão não atendeu mais o telefone do posto de saude. Para sorte dessa senhora, não fui ao posto de saude, pois se tivesse ido, a coisa iria ser feia, após várias faltas de respeito que essa senhora teve na chamada, e apos se recusar identificar, ainda falando em tom de gozo comigo: "Oh senhor tem de ver para onde mandou o email, é impossivel ter mandado para aqui, e eu nao tenho nada que lhe dar o meu nome, nem lho vou dar" - diz ela pra mim antes de desligar a chamada.
Sorte é que tenho a chamada gravada, e posso sempre colocar na internet para verem a vergonha do atendimento que é, e como tratam os utentes.
Cheguei agora do hospital 22h30, onde estive durante 8 horas á espera para ser atendido, por causa da dor de dentes e para pedir a medicação que me foi recusada assim como a consulta. Podem agradecer à arrogante e incompetente que trabalha no atendimento do vosso posto de saúde da Madalena. Em todo o caso trabalha no sitio certo, pois o posto de saúde em questão só tem deste tipo de situações. Das poucas ( felizmente ) vezes que la vou, ouço mais utentes a queixarem se do mesmo. Coincidencia, a ultima vez que estive la, disseram exatamente a uma senhora que estava lá, que o posto de saude dela, também nao era lá.

O horário de abertura supostamente é ás 8h00. Mas ja por varias vezes abrem as 8h20/8h30, e quem ta á porta que espere.... Não há pressa! Para conseguir uma marcação vamos para la de manha antes do posto abrir, mandam-nos ir novamente á tarde, para nos dizerem, com sorte, que a consulta é no dia a seguir.

Nao atendem os telefones, e quando vamos la pessoalmente dão a desculpa que não atendem porque tem muito trabalho. Mas maior parte das vezes o posto de saúde não tem lá ninguém. E quando estamos á espera de uma consulta, vemos a senhora do balcão, a senhora da limpeza e a senhora vigilante as 3 na maior parte do tempo na amena cavaqueira. Pois realmente, assim fica dificil atenderem os telefones aos utentes pois tem muito trabalho... Ás vezes dá vontade de perguntar se precisam de mais 1, para jogar ás cartas.
Tive de pedir 4 vezes, e preencher 3x o papel de alteração de morada em menos de 6 meses. E mesmo assim, SEMPRE que lá vou a historia é a mesma, dizem que nao sou utente de lá, ora dizem que sou de Braga, ora dizem sou de Canidelo e entao o meu posto de saude nao é aquele. Depois de reclamar, pedem desculpa, e dizem que "confudiram" o nome, com outro utente que tambem tem os primeiros nomes iguais ao meu esse sim é que mora em canidelo....
Já não falando, tal como disse anteriormente, que me marcaram uma consulta, e quando chego ao consultório a medica com quem tinha consulta marcada, manda-me ir a braga, e recusou-se a dar-me consulta.

Por mais de uma vez, pedi a medicação, e mandaram pedir na farmácia a medicação e dizer que depois levava a receita. Da ultima vez, em vez de me mandarem a receita como deveria ser: 2 caixas de Lorenin de 1.5mg caixa de 30unidades tal como pedi para eu poder entregar as respectivas receitas em falta na farmácia, dizem-me que, como eu compro uma caixa de cada vez a medica decidiu mandar 1 caixa de 60. Logo fiquei em falta na farmácia... pois 1 caixa de 60, para a farmácia não corresponde a 2 caixas de 30. Fantástico não é ?!

Apresentei reclamação no livro dessas situações, e recebi uma carta passados meses a lamentar a situação. Lamentar, lamento eu, a vergonha de atitudes que comentem com os utentes. E uma explicação sobre os occoridos?? Nunca me deram.

Pura vergonha o que se passa nesse posto de saúde, sem qualquer controlo.
1 de dezembro 2020
* Lorenin 2,5mg