Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Médico de família

Sérgio Pinheiro Durães
Sérgio Durães apresentou a reclamação
15 de janeiro 2022
Acontece, que neste dia à tarde, e farto que estava das sucessivas negativas da minha médica de família de me atender presencialmente, fui ao balcão da USF e disse ,à administrativa que me atendeu de forma excepcional, que estava ali para ser atendido pela Drª, (médica de família) e que, não sairia daquela USF sem que isso acontecesse. Perante isto a Srª pegou no telefone e ligou para a Drª, dizendo textualmente o que eu lhe tinha dito. Após um momento, pousou o auscultador e, pedindo-me desculpa disse que ia falar com a Drª.
Quando voltou, disse-me o seguinte, e passo a citar: " A Drª, disse-me para o informar que já não é a sua ,médica de família, por incompatibilidade com o utente .".
Eu não queria acreditar naquilo que estava a ouvir, mas era verdade, e assim sendo, perguntei o que aconteceria ás receitas da minha esposa, que a Drª tinha em mão e precisava com urgência delas, mais uma consulta à Drª, que informou ter passado tudo o que dizia respeito ao meu agregado familiar para o coordenador clinico da USF, e seria ele a passar as referidas receitas.
Perguntei como seria a minha vida daí para a frente no que tocava a médico de família, mas disseram-me que não sabiam de nada, e que teria de ir sempre que necessitasse de médico, o mais cedo possível para conseguir uma consulta com o médico de substituição.
Em todo este contexto, faço lembrar que eu sou um doente oncológico que, não pode andar sem vigilância médica, e a minha intenção era pura e simplesmente pedir que me fosse passado umas análises ao sangue, uma vez que, desde Agosto não faço outra coisa que não seja urinar com sangue, coisa que sempre me foi negado pela minha médica de família, que me disse uma das vezes, " Venha cá, depois de ter andado a sangrar 4 ou 5 dias seguidos, que eu passo-lhe um hemograma".
Por tudo isto, sinto-me lesado, uma vez que fiquei saem médico de família, sem sequer o ter pedido, e com a alegação de incompatibilidade com o utente. E eu pergunto, que incompatibilidade??? Se nem isso ela clarifica, e se nem sequer teve a coragem de me dizer na cara o porquê, sempre falou por "recadinhos".
Assim sendo pretendo que me seja atribuído um novo médico de família urgentemente, uma vez que quem terminou a "relação" unilateralmente sem sequer ter uma palavra com o utente, foi a médica de família em questão.
Sérgio Durães
Utente Nº 389446257
Data de ocorrência: 12 de janeiro 2022
Sérgio Durães
30 de janeiro 2022
Continuo à espçera que me seja atribuído novoi médico de família.
Sérgio Pinheiro Durães
Sérgio Durães avaliou a marca