Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 85.5
Serviço Nacional de Saúde13.7
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Não inscrição para consulta urgente no sap de vendas novas

João Pedro Fernandes Perfeito
João Perfeito apresentou a reclamação
4 de setembro 2018

Hoje por volta das 14:00 desloquei-me ao Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas para pedir uma consulta de urgência. Uma vez que estou desempregado, tenho isenção de Taxas Moderadoras. Entreguei a declaração de isenção e à pessoa que estava de serviço, disse-me que deveria ir entregar a declaração ao Centro de Saúde e depois poderia marcar a consulta. Mas disse-me que para não perder tempo, que ela própria me passava a declaração. Entregou-me o papel e eu perguntei " É preciso assinar mais algum papel para ser atendido pelo médico, não preciso de ter nenhum papel para esta consulta?" e ela disse-me que não. Conforme podem verificar no sistema, ela primeiro enganou-se e escreveu no sistema que a minha declaração era de dia 30/06/2018 com validade até 28/09/2018 eu depois de ver o papel, chamei a atenção da funcionária e ela entregou-me o papel correcto, a minha declaração era de 30/07/2018 e no papel ficou 28/10/2018. Eu de seguida pergunto novamente se me posso sentar e esperar que o médico me chame e a funcionária responde-me que é só aguardar. Repito que sempre informei a funcionária que pretendia ter uma consulta pelo médico e não apenas ter um documento comprovativo de Isenção de Taxas Moderadoras. A funcionária viu-me sentar em frente de si e aguardar. A funcionária por volta das 16:00 saiu de Serviço e não me fez a ficha de consulta para a urgência. Até às 16:00 entraram doentes que tinham chegado antes de mim e por isso nunca pensei que a minha ficha não estivesse feita. Por volta das 16:15 pareceu-me que entrou outra pessoa depois de mim, mas não tinha a certeza, decidi esperar. Por volta das 16.40 quando é chamada outra pessoa em vez de mim eu estanho a situação e reporto à funcionária de serviço e esta responde-me que a minha ficha não estava feita.
Pela incompetência da funcionária Rute Cardoso, que depois de eu ter repetido 2 vezes "Preciso de mais algum papel para ser atendido pelo médico" me ter respondido que " Não, é só sentar e aguardar" e de ela própria me ter visto sentar as 2 vezes e não me fez a ficha de consulta eu venho por este meio proceder a uma reclamação. A mesma funcionária enganou-se, como já referi a preencher a minha Isenção d Taxa Moderadora. Inserindo primeiro no sistema: 28/09 e só depois 28/10 (o correcto). A mesma funcionária falou várias vezes alto com os doentes que conhecia em linguagem familiar e amigável e saiu do seu posto para cumprimentar um doente. Exigia-se que a energia que perdeu a saudar amigos fosse guardada para se concentrar no seu trabalho, pelo qual é remunerada e assim ouvisse com atenção os doentes e lhes fizesse a respectiva ficha de inscrição no Serviço de Atendimento Permanente.
Posto isso exigo que a funcionária Rute Cardoso seja alvo de uma chamada de atenção por parte dos seus superiores e que estes possam controlar melhor a eficiência do seu trabalho para que esta não possa mais prejudicar futuros doentes que necessitem do seu profissionalismo para usufruírem duma boa e justa prestação de serviços.

Sem mais assunto me subscrevo

Aguardo a vossa resposta

Com os melhores cumprimentos