Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Negação de prioridade

Ana
Ana apresentou a reclamação
2 de novembro 2018

Dirigi-me hoje ao centro de saúde da Costa da Caparica para prorrogar a minha baixa de gravidez de risco, hoje é a minha data de termo de parto, encontro-me grávida de 40 semanas,
Foi me negado o atendimento prioritário, tendo as funcionárias sido questionadas do porquê de me negarem o atendimento prioritário, disseram que há mais pessoas grávidas e que não há atendimento prioritário tendo sido bastante arrogantes. Uma utente grávida de pouco tempo, civilizadamente quis me ceder a vez por me encontrar num estado avançado da gravidez, no qual lhe foi negada a cedência pela funcionária, continuadamente a ser arrogante e a rir-se da situação.
Segundo o despacho n. 58/2016 publicado em diário da república visa a obrigatoriedade de prestar atendimento prioritário as pessoas com deficiências, incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo, para todas as entidades públicas e privadas que prestem atendimento presencial ao público.

Agradeço que resolvam a situação nas entidades competentes, pois já não é a primeira vez que me é negada a prioridade de atendimento neste centro de saúde a mim e a outras pessoas, e as funcionárias não teem respeito a falar com os utentes.
Sendo quase sempre arrogantes.

Aguardo resposta,

Data de ocorrência: 2 de novembro 2018

Serviços de saúde estão excluídos do serviço de prioridade.

"2 - Excluem-se do âmbito de aplicação do presente decreto-lei:

a) As entidades prestadoras de cuidados de saúde..."