Serviço Nacional de Saúde
Serviço Nacional de Saúde
Performance da Marca
13.6
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
11,9%
Tempo Médio de Resposta
3%
Taxa de Solução
12,4%
Média das Avaliações
30,6%
Taxa de Retenção de Clientes
45,1%
Ranking na categoria
Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 85.5
...
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Recusa de atendimento

Sem resolução
Joana Silva
Joana Silva apresentou a reclamação
19 de agosto 2019 (editada a 21 de agosto 2019)
Unidade de Atendimento Complementar da USF da Póvoa de Santo Adrião

Boa tarde,

Venho por este meio mostrar o meu descontentamento face ao atendimento que (não) me foi prestado quando me desloquei à referida unidade de saúde na passada noite de 16 de Agosto de 2019, tendo chegado pelas 21.30h (sendo que a unidade de saúde, supostamente, fecha às 22h e não às 21.30h).
Aquando da minha chegada (acompanhada pela minha mãe) já não havia senhas, pois tinham sido todas tiradas (não sei se há muito ou pouco tempo, pois cheguei a essa hora). Perguntei às funcionárias que lá estavam àquela hora se realmente já não haviam senhas, ao que me respondem mais ou menos assim, num tom de evidência: "Já não há minha senhora, são 21.30h e só temos 2 médicos! Mas pode vir amanhã, atendemos a partir das 10h...".
Eu, como me sentia mal e vi bem que realmente dissesse eu o que dissesse não iam fazer nada para que eu fosse atendida (embora fosse uma coisa rápida, porque estava a sentir-me mal devido aos efeitos secundários do antibiótico que estava a tomar e era apenas para saber se havia outra coisa que me pudessem receitar que não fosse tão má, visto que nem consegui ir trabalhar nessa noite), disse boa noite e vim-me embora sem fazer qualquer tipo de reclamação. Ainda passei pelo hospital Beatriz Ângelo, que para a pulseira verde tinha 4h de espera. Obviamente que não ia esperar esse tempo todo por causa de uma coisa destas, embora não conseguisse ir trabalhar como estava, ainda para mais a fazer o horário da noite.
Agora, há outra questão que se impõe. Por acaso, o meu caso não era dos mais urgentes, mas se fosse o caso de uma pessoa que estivesse mesmo aflita, nega-se-lhe o atendimento 30minutos antes da hora oficial de encerramento e manda-se para o hospital esperar horas indefinidas? Eu também já atendi ao público e quantas vezes é que me apareciam pessoas 5 minutos antes ou até mesmo na hora de fechar e eu tinha de as atender, sob pena de haverem reclamações? Isto num atendimento ao público nada urgente, diferente deste, que se trata da área da saúde, que era onde devia haver mais complacência pelas pessoas, que faltam a um dia de trabalho por se sentirem mal e incapazes de suportar as horas...
Resultado: Tive de recorrer à linha saúde 24 que, realmente atendeu-me muito bem mas que, infelizmente não me pode passar um comprovativo de presença e apenas um documento justificativo, pelo que vou ter falta justificada mas não paga, pois não fui vista por um médico, o que não aconteceria se ainda me tivessem atendido na USF da Póvoa. Meia hora dava imenso tempo, ainda para mais não estava lá quase ninguém e o meu caso era simples, bastava perguntar ao médico se ainda me atendia (se realmente houvesse boa vontade, acho que não seria difícil).

Espero, sinceramente, que o mesmo não aconteça a outras pessoas, pois é muito desagradável estar neste tipo de situação, em que faltamos ao trabalho, deslocamo-nos de propósito e respondem-nos com um ar superior e como se tivéssemos de saber de antemão que às 21.30h já não somos atendidos. Se é a essa hora que deixa de haver consultas, proponho que mudem o horário na placa cá fora, que diz explicitamente que é às 22h que fecha.

Com os melhores cumprimentos,

Joana Silva
Data de ocorrência: 19 de agosto 2019
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.