Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Recusa de realização de vacina

Bruno de Sousa
Bruno Sousa apresentou a reclamação
23 de outubro 2018

Após solicitação de marcação de vacinação por email por via telefónica nunca se obtem resposta), desloquei-me no dia indicado para realização da mesma. Foi-me negada a realização da vacinação pela enfermeira de familia por não poder visualizar os dados no PDS. Expliquei à mesma que também sou médico e que as restrições existem para impedir o acesso aos dados sem o utente presente, não obstante poderia ter acesso aos mesmos se colocasse o meu cartão de cidadão e me permitisse colocar o código pin. A enfermeira recusou a realização deste procedimento. Acho deplorável o modo como me foi negado um acto de saude (que se trata de um registo, face ao real acto que estava ali para executar e que motivou um dia de ausência do meu trabalho). Ainda assim salientei que tinha o boletim nacional de vacinação e que podia registar no mesmo (Novamente foi recusado). Apenas me foi dito pela enfermeira, quando perguntei com quem podia falar sobre o assunto, para falar com a minha médica de familia (que se encontra de baixa). Falei com uma colega médica que considero ter tido uma atitude igual ou pior, ainda mais apos eu ter explicado que sou médico e que as coisas nao estavam a ser realizadas da forma correcta. Penso que seja essencial a formação e realização de eventos de informação a estes profissionais de saude.

Data de ocorrência: 23 de outubro 2018