Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Transporte de doente acamado

Ana Vicente
Ana Vicente apresentou a reclamação
10 de janeiro 2018

Dirigi-me à USF de Mafra no dia 09/01/2018 fazer um pedido de transporte para o Hospital São Francisco de Leiria para dia 11/01/2018 , pois o utente Manuel Vicente com o nº 397916435, foi operado lá no dia 15/12/2017 a uma prótese devido a uma queda a quase um ano, e foi operado em Leiria com o cheque cirúrgico SIGIC. No entanto no dia 07/01/2018 o meu pai acordou com a prótese fora do sitio, e depois de contactarmos o hospital de Leiria foi-nos indicado para irmos ao hospital mais próximo fazer um raio X, chamamos a ambulância e foi levado para o hospital de Torres Vedras, Depois de ser visto e tirado o raio X, foi concluído que teria mesmo a prótese fora do lugar e teria de ser submetido a uma pequena cirurgia nesse mesmo dia e ficou lá internado. No dia de ontem, dia 09/01/2018 fomos informados que o Dr. da Ortopedia 2 de T. Vedras teria contactado o médico que operou em Leiria e decidiram que ele teria de ir lá no dia 11/01/2018 pelas 15h, no entanto que não aconselhavam o doente andar de um lado para o outro então indicaram-nos que devíamos pedir o transporte no nosso centro de saúde para Leiria. No entanto depois de me dirigir à USF de Mafra, foi me indicado que não era possível irem buscar o meu pai ao hospital de Torres Vedras, que os pedidos de transporte era pedido para irem buscar a casa e não a um hospital. Sendo assim ficou combinado o hospital de Torres Vedras dar alta ao meu pai dia 10/01/2018 e então assim já iriam buscar o meu pai a casa. Fiz o pedido nesse sentido. No dia 10/01/2018 contactamos os bombeiros para tentar perceber se já tinham transporte agendado e não tinham. Dirigi me à USF e não tinha qualquer pedido feito, deram imensas desculpas, a nível de prazos, da médica, no entanto penso que não tenham feito o pedido como era da sua competência. Já não é a primeira vez que isto acontece nesta unidade de saúde, se temos direito ao transporte, não devia ser negado num caso desses que o utente não pode ir de carro. Neste momento vamos ter de arcar com as despesas de 136€ dos bombeiros, porque na USF não foi feito o trabalho correcto. Este valor devia de ser reembolsado pois o meu pai é isento e temos poucas capacidades económicas.

Data de ocorrência: 10 de janeiro 2018
Ana Vicente