Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde

Ministério da Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Vacina contra meningite B

Ana Silva apresentou a reclamação

Sou mãe de dois filhos, uma bebé que faz hoje 2 meses e um menino com quase 2 anos. Felizmente, num país com condições tão precárias para os jovens, tive oportunidade financeira para imunizar o meu filho com as 3 doses da vacina contra a meningite B, que na altura não era comparticipada pelo Estado. Foi com muita alegria que vi a noticia de que iria passar a fazer parte do Plano Nacional de Vacinação e, portanto, para esta bebé não teria de dispensar cerca de 300€ do orçamento familiar para a imunizar.
Hoje, dirigi-me ao Centro de Saúde para as vacinas dos 2 meses, que engloba esta. O meu espanto quando a enfermeira me informara que, infelizmente, não irá tomar porque não tem stock da mesma! Já reclamaram vezes sem conta mas sem sucesso. E, pior ainda, não sabe quando terá stock.
Visto isto, é completamente imprevisível e torna-se impossível planear de que forma iremos administrar a vacina na bebé no meio de tantas outras que tem que tomar! São 3 doses que terão de ser "encaixadas" pois o SNS não foi capaz de cumprir com os prazos estabelecidos. Para ajudar trata-se de uma vacina que não é propriamente amena e, quase sempre, causa febre ao bebé. É também importantíssima (daí ter optado por dar ao meu primeiro filho mesmo tendo de a pagar) para bebés que irão frequentar creches, que é o caso! Por este andar, a bebé vai para a creche sem uma única dose. É vergonhoso. Se não tinham capacidade não anunciavam que iria fazer parte do plano.
E a pandemia que estamos a passar não é desculpa por isto foi anunciado ainda em 2019!
31 mar 2021
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade