Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Vacinação covid

Helena Cristina Gaspar Dias
Helena Dias apresentou a reclamação
12 de junho 2021
Bom dia. Venho por este meio denunciar junto de Vossas Excelências, o péssimo funcionamento do centro de vacinação Covid sito em Santa Maria da Feira. Ontem dirigi-me ao centro de vacinação, ao qual tinha a marcação da vacina para as 09.18h, e qual não é o meu espanto estava um enorme aglomerado de pessoas e como é o normal, as pessoas sem respeitarem a distância de segurança. Achei estranho ver tanta gente à espera para entrar à mesma hora e quando chegou a minha vez, perguntei à senhora que estava à porta só a desinfetar as mãos como era o funcionamento, se não era por hora de marcação. A senhora respondeu negativamente, que por marcação não estava a dar resultado e que era por ordem de chegada. Perguntei então o porquê da hora marcada, pois não respeitando a marcação iria provocar o ajuntamento que estava à vista e que inclusivé havia grupos de 4 a 5 pessoas a virem da mesma casa. A mesma respondeu que tinha de ser assim. No fim de eu levar a vacina a enfermeira disse-me para aguardar a mensagem com a marcação da hora para levar a 2ª dose . Perguntei outra vez o porquê de vir a marcação com a hora na mensagem, quando estava a ser por ordem de chegada. A Sra. Enfermeira disse que era por marcação da hora e eu informei-a que não era isso que estava a acontecer, que quem estava à porta informou-me que era por ordem de chegada. A Sra Enfermeira disse-me que assim não podia ser, que por isso é que tinham estado a tocar viola e que já tinham sido informados para se prepararem porque já estava uma fila enorme do lado de fora para entrar. Para terem noção de como estava, chegou ao ponto de não haver cadeiras vagas para as pessoas fazerem o recobro e terem de o fazer em pé. Outra situação que me incomodou bastante foi, ver uma senhora que para se deslocar tinha de estar amparada de ambos os lados e foi obrigada a estar em pé à espera pela sua vez. Estava também um senhor sentado numa cadeira de rodas à porta e quando eu já estava dentro do centro é que percebi que a filha do senhor era a menina que estava atrás de mim e o senhor teve de esperar como uma pessoa normal, só a diferença foi a filha ir para a fila em vez dele. Ou seja, as pessoas com mobilidade reduzida tinham de esperar pela sua vez como uma pessoa normal. Agradecia que Vossas Excelências pudessem tomar providências. Pois se uma pessoa evita ajuntamentos e tenta se proteger o máximo possível, porque até tem uma doença autoimune que é o meu caso, é desumano uma pessoa ir levar a vacina e deparar-se com o cenário que estava . Não estão a cumprir as normas de segurança estipuladas pela DGS e por iniciativa própria decidiram que o atendimento era por ordem de chegada.
Data de ocorrência: 12 de junho 2021
Helena Dias
26 de julho 2021
Ainda não obtive resposta da entidade competente