Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.2
3 DGRM 84.5
Serviço Nacional de Saúde13.6
Ministério da Saúde

Unidade de Saude de Santana - Mau atedimento e indisponibilidade para a resolução do problema

Pedro Daniel Jesus Dias
Pedro Dias apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2018

À cerca de 1 mês marquei uma consulta para o médico de família na unidade de saúde de Santana, concelho da Figueira da Foz para o dia 5 de Fevereiro de 2018. Logo aqui se viu que o prazo de espera para uma consulta é em média de 1 a 2 meses, mas nem é por aí que reclamo.
Com este tempo de antecedência, foi-me possível planear a minha vida profissional a fim de no dia 5 de Fevereiro poder estar presente na consulta.
Na passada quarta feira, dia 31 de Janeiro de 2018, a administrativa presente nesta unidade de saúde, liga-me para me informar que não seria possível ter consulta no dia 5, por ausência da média, que esta mesma consulta iria passar para o dia 7 de Fevereiro de 2018. Comuniquei à administrativa a minha dificuldade em conseguir estar presente, mas que iria tentar estar.
No passado dia 2 de Fevereiro, voltei a entrar em contacto com a unidade de saúde de Santana, para informar que não me era possível estar presente no dia 7 de Fevereiro de 2018, por motivos profissionais, e que tencionava marcar uma nova data para a consulta.
A administrativa que me atendeu (sempre a mesma pessoa desde o primeiro telefonema), informou-me que não era possível, pois não tinha uma nova data e não tinha ainda a agenda para o mês de Março.
Constrangido com esta situação, perguntei então o que tinha e fazer. A senhora disse-me que teria de voltar a ligar a meio de Fevereiro para tentar marcar consulta. Ora se tive que alterar toda a minha vida para estar presente no dia 5, pelo menos exigia à administrativa que me colocasse numa lista de marcações preliminares (por ordem de marcação inicial claro, pois acredito que o que me aconteceu tenha acontecido a mais alguém) e logo que houve-se agenda para o médico ela me inseri-a e me avisa-se do mesmo. A resposta que obtive, foi que a senhora não se queria responsabilizar desta situação e ainda tinha sorte em me ter avisado.
Quero salientar que, sendo um contribuinte que todos os meses desconto uma boa parcela do meu ordenado para a SS e IRS, sendo eu um dos muitos que estamos a pagar este serviço, no mínimo exigimos respeito. Esta senhora foi arrogante e não mostrou nenhuma vontade para resolver o problema que lhe tinha sido incumbido (problema incumbido pela sua chefia, em alterar datas e arranjar colocação para os utentes numa nova consulta) ainda me respondeu que caso tivesse problemas, para contactar a unidade de saúde de Alhadas.
Este tipo de serviço prestado por estes administrativos, está em decadência. Como eu me senti no dia de ontem (após o telefonema), acredito que muita gente se tenha sentido, mas acaba por não fazer nada e subjugar-se a este tipo de trato.
Este tipo de alterações, entendo que não é possível a ninguém de prever, mas resolver estas situações é possível resolver. Não conseguindo resolver, a pessoa que está a atender (por parte da unidade de saúde) é imagem da empresa/associação que lhe paga o ordenado todos os meses. Se esta pessoa não é profissional no que faz, está a colocar em "cheque" toda a empresa/associação que representa.
Todos nós sabemos, através das noticias, do estado em que está o SNS em Portugal, mas também temos e ter a noção que o problema não está apenas nas chefias ou ministérios, mas sim em todas as pessoas que dão a cara por esta entidade. Se todos forem profissionais no que fazem, todos os contratempos, problemas, imprevistos são resolvidos e eu como contribuinte e cliente desta unidade ficarei satisfeito, mesmo em casos em que não seja possível ter consultas, pois houve uma vontade em tentar resolver.
Todos falam do privado, aí este tipo de situações não acontece, pois as pessoas que estão a dar a cara, têm a obrigação de arranjar uma solução (ou várias) para este tipo de acontecimentos.

Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2018
Pedro Daniel Jesus Dias
Pedro Dias avaliou a marca
6 de novembro 2020

Da parte da Mytrip, nada foi feito para a resolução do problema. Consegui resolver após entrar directamente em contacto com a companhia aérea que me está a resolver o problema. Por parte das entidades que contactei, não houve grande ajuda por parte delas. cordialmente Pedro Dias