Ministério dos Negócios Estrangeiros
3 DGRM 84.4
Ministério dos Negócios Estrangeiros10.3
  • Largo do Rilvas - Palácio das Necessidades 1399-030 Lisboa
  • sugestoes@mne.pt

Ministério dos Negócios Estrangeiros - Omissão do consulado geral de portugal em são paulo

Giovanni Loureiro Raspantini
Giovanni Raspantini apresentou a reclamação
29 de maio 2022
Exmos senhores, boa tarde.

Sou cidadão português devidamente inscrito no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Venho há meses, junto com outros colegas portugueses, tentando contato incessante junto ao referido consulado para o agendamento de atos consulares neste posto, porém sem sucesso. Entro em contato por meio desta para mostrar minha insatisfação e indignação, junto com outros membros da comunidade portuguesa em São Paulo, em relação aos serviços prestados por este consulado.

Está IMPOSSÍVEL tratar de qualquer assunto, visto que NÃO existem vagas para agendamento de atos consulares. No mais, NÃO atendem o telefone, NÃO respondem e-mails, NÃO respondem mensagens enviadas por quaisquer mídias sociais e se RECUSAM a atender qualquer cidadão que compareça presencialmente ao consulado sem um agendamento. Já venho tentando há MESES. Ora, não é função primordial dos consulados prezar pelos cidadãos que vivem no estrangeiro, bem como dar suporte nas questões relacionadas aos atos consulares?

Em meu caso em específico, tenho viagens a trabalho marcadas ao estrangeiro no próximo semestre, por isso tento o agendamento para solicitação de meu passaporte com a requerida antecedência. Entretanto, há MESES que não existem vagas, nem ao nenhum contato efetivo com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Assim, com a devida sensibilização da situação, cordialmente solicito intercessão do Ministério dos Negócios Estrangeiros na solução do caso.

Data de ocorrência: 29 de maio 2022
Giovanni Raspantini