GBRANDB - AGENCIA DE COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LDA

Mobibox - Ativação de serviço Mobibox - Burla

Sofia Silva Santos
Sofia Santos apresentou a reclamação
23 de abril 2018

Ontem, 22/04/2018, pelas 18h48 recebi uma mensagem da MOBIBOX a indicar que tinha subscrito um serviço por 3,99€ por semana. Uma vez que não acedi a qualquer site da MOBIBOX, verifiquei que tinha sido aberta uma janela de publicidade no meu telemóvel a indicar que tinha subscrito a esse serviço. Pesquisei na internet e verifiquei já existem imensas queixas desta empresa, tudo em relação ao mesmo tipo de situações, ou seja, é um método de burla que aparentemente ninguém está interessado em resolver.
De imediato cancelei a subscrição (que não fiz) e entrei em contacto com a Vodafone para exigir explicações de como permitem que aconteçam este tipo de situações. Como é que conseguem ter acesso ao meu número de telemóvel e saldo (!) sem qualquer tipo de impedimento ou validação por parte da Vodafone? A resposta é sempre a mesma: a Vodafone não pode ser responsabilizada por ativação de serviços de entidades externas e se pretendermos podemos ativar um bloqueio a este tipo de acessos.
Enviei de imediato email à entidade externa que indicou que como subscrevi o serviço, não me podem restituir o saldo.
Posso confirmar através dos logs de acesso que eu recebi sms por parte da empresa, com a ativação do serviço, em hora anterior ao meu acesso ao site para cancelar a subscrição. Em nenhum momento dei autorização, ou cliquei em botão de subscrever ou qualquer outro tipo de acesso.
A empresa indica que:
"Informamos que toda a nossa publicidade é regulamentada e que em momento algum nos são fornecidos dados dos consumidores, pelo que os serviços apenas podem ser subscritos de duas formas, sempre a partir do próprio telemóvel:
Através dos dados móveis, onde não pede a confirmação do nº de telemóvel para subscrever, tendo sempre de carregar no botão “subscrever”.
Ou,
Através da rede Wi-Fi, onde tem sempre de confirmar com um PIN que lhe é enviado como SMS para o telemóvel, logo após colocar o nº de telemóvel na página.
Assim que carrega no botão de subscrever, é enviado um pedido à sua operadora que nos fornece de forma automática um ID (nº de identificação) para activarmos o serviço."

Voltei a confirmar que não tinha feito nada disso, que estava com WIFI ligado e que não acedi à página deles nem inseri qualquer dado, nem recebi qualquer sms para além da de subscrição do serviço.

Data de ocorrência: 23 de abril 2018