GBRANDB - AGENCIA DE COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LDA

Mobibox - Débito indevido e restituição

Ricardo Antunes apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2018

Boa noite

No dia de ontem, 5 de Fevereiro de 2018, às 12:40, recebi o segunite SMS da vossa parte no meu telemóvel (916xxxxxx):

"Subscreveu o serviço Sexy Motion da Cmind com o custo de EUR 3,99 por semana. Ajuda 707 450 201"

Contactei de imediato o número indicado para cancelar o serviço e pedir esclarecimentos sobre a subscrição do mesmo. O serviço foi cancelado, de acordo com novo SMS recebido de seguida. No entanto, o assistente confirmou que me foi feito o débito de 3,99, e que o serviço foi subscrito através de um clique num qualquer link de publicidade, o que não corresponde à verdade, dado que primeiramente não clicko nunca em qualquer tipo de publicidade, e muito menos forneci o meu número de telefone a qualquer empresa ou serviço do género.

Venho por isso exigir o crédito imediato do valor debitado indevidamente, e também explicações sobre como a vossa empresa obteu o meu número de telefone, dado que não foi certamente fornecido por mim.

Aproveito para deixar um link para o Portal da Queixa, onde constam várias denúncias de burla em situações semelhantes à que aqui descrevo e todas relacionadas com a vossa empresa, e informar que caso algo semelhante se volte a passar, entrarei em contacto com as devidas vias judiciais: * PROIBIDO *://portaldaqueixa.com/marcas/mobibox

Espero também não receber mais qualquer tipo de contacto por parte da Mobibox com serviços, ou promoções ou acções de marketing, em nome próprio ou em serviço a terceiros, já que o facto de a vossa ou outra empresa ter em sua posse o meu número de telemóvel está obviamente e claramente em incumprimento da lei, e que considero uma invasão da minha privacidade e dados pessoais.

Irei copiar este texto para uma nova reclamação no Portal da Queixa, e espero não receber uma resposta a indicar que o serviço foi subscrito a terceiros, como se a Mobibox nada tivesse a ver com o assunto.

Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2018
Mobibox
8 de fevereiro 2018
Exmo. Sr. Ricardo Antunes,

No seguimento do seu contacto, informamos que a Mobibox, não é o efetivo prestador do serviço em questão, sendo antes um agregador tecnológico que permite a entrega do serviço do prestador do serviço, diretamente ao consumidor final.

De acordo com a descrição por si efetuada, entendemos que está em causa a subscrição de conteúdos via internet. A subscrição deste serviço é efetuada de acordo com o seguinte:
Poderá estar a navegar na internet, através do facebook, e-mail ou a jogar um jogo e podem surgir pop-ups onde lhe são apresentadas páginas caso queira visualizar mais. Nessa mesma página, o utilizador que pretende aceder aos conteúdos disponibilizados online terá de aceitar a subscrição para poder ver os conteúdos. Ao clicar para visualizar o serviço, o utilizador foi reencaminhado através do website: * PROIBIDO *://lp-pt.sexy-motion.com/m/?cid=1410&lp=vod113​ para a página que disponibiliza os conteúdos pretendidos.

O serviço foi aceite no número 9161xxxxx, no dia 2018-02-05 pelas 12:40:48 e encontra-se cancelado desde o dia 2018-02-05 pelas 12:54:10.

Após a ativação do serviço, o utilizador passa a ter acesso aos conteúdos da internet disponibilizados através do website, sendo este acesso e partilha de conteúdos, faturados diretamente pela operadora de telecomunicações, na fatura mensal, para maior facilidade e comodidade do mesmo.

Aproveitamos para informar que para cancelar serviços de subscrição, basta ligar para o Serviço de Apoio ao Cliente da Mobibox através do nº 707 450 201 (custo de chamada desde a rede fixa é de 0,10€/min + IVA e o custo de chamada desde a rede móvel é de 0,25€/min + IVA) ou enviar um e-mail diretamente para clientes@mobibox.pt. Em alternativa, pode utilizar o seguinte link: * PROIBIDO *://mobibox.pt/deactivation.php. O cancelamento tornar-se-á efetivo, dentro de um prazo de até 48 horas após a receção do pedido.

Agradecemos a sua melhor atenção.

Apoio ao cliente
9 de fevereiro 2018
Caros senhores

Peço que deixem de brincar com esta situação, uma vez que ela é bastante grave, e representa uma burla que rouba descaradamente e sem qualquer tipo de aviso 4€ a cada pessoa que supostamente "subscreve" os vossos serviços.

A vossa resposta standardizada (é a mesma em todas as reclamações presentes neste Portal) nada acrescenta à minha reclamação. Se se derem ao trabalho de ler a reclamação verificarão que fui bem claro ao indicar "espero não receber uma resposta a indicar que o serviço foi subscrito a terceiros, como se a Mobibox nada tivesse a ver com o assunto".

Como também indiquei, não subscrevi nem clickei em qualquer publicidade ou qualquer link que possa ter activado o serviço, até porque para tal acontecer teria que ter fornecido o meu número de telemóvel, o que garantidamente não aconteceu. Exigi na reclamação explicações sobre como a Mobibox (ou os supostos "terceiros" obtiveram o meu número de telefone, mas convenientemente o assunto nem sequer é mencionado.

Quando mencionam "Nessa mesma página, o utilizador que pretende aceder aos conteúdos disponibilizados online terá de aceitar a subscrição para poder ver os conteúdos. " Ora mesmo que eu tivesse clickado acidentalmente em qualquer link, pelo que indicam eu teria de confirmar e aceitar a subscrição dos serviços, o que, volto a repetir, garantidamente não aconteceu. Fui apanhado de surpresa pelo SMS recebido a informar sobre a subscrição do serviço, porque obviamente não tinha qualquer conhecimento do mesmo. Esta "subscrição" foi efectuada indevidamente, e toda esta situação é claramante um esquema onde as pessoas obviamente cancelam o serviço que não subscreveram, mas o débito inicial já foi efectuado, pelo que esses 4 Euros estão garantidos.

Peço mais uma vez que não brinquem com esta grave situação, e creditem o valor que debitraram indevidamente, para não perdermos todos mais tempo com isto.

Cumprimentos