GBRANDB - AGENCIA DE COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LDA

Mobibox - Subscrição não autorizada e débito de saldo

Rui Meira
Rui Meira apresentou a reclamação
21 de maio 2019
Após receber duas SMS indicando que tinha subscrito dois serviços distintos com um custo de 3,99€/semana, verifiquei que no próprio dia me tinham sido feitos 4 débitos deste mesmo valor mais dois do mesmo valor uns dias antes. Total: 23,94€

Não tendo eu feito qualquer pedido, nem sequer sabendo de que tipo de serviço se trata, venho por este meio pedir o reembolso do montante em causa, uma vez que a operadora nada pode fazer perante esta situação.
Data de ocorrência: 21 de maio 2019
Mobibox
4 de junho 2019
Exmo. Sr., Rui Meira,

De acordo com a descrição por si efetuada, entendemos que está em causa a subscrição de conteúdos via internet. A subscrição deste serviço é efetuada de acordo com o seguinte:
Poderá estar a navegar na internet, através do facebook, e-mail ou a jogar um jogo e podem surgir pop-ups onde lhe são apresentadas páginas caso queira visualizar mais. Nessa mesma página, o utilizador que pretende aceder aos conteúdos disponibilizados online terá de aceitar a subscrição para poder ver os conteúdos. Ao clicar para visualizar o serviço, o utilizador foi reencaminhado através do website: * PROIBIDO *://tracking.netmediamobile.com/index.php/redirect/index/5acfdd1aa588a para a página que disponibiliza os conteúdos pretendidos.

O serviço foi aceite no número 91xxxx178, no dia 2019-05-19 pelas 02:24:31 e encontra-se cancelado desde o dia 2019-05-19 pelas 12:52:38.

Website: * PROIBIDO *://www.brickoffers.com/campaign/fruit-chef-3?page=payment&marketingkey=g4m

O serviço foi aceite no número 91xxxx178, no dia 2019-05-19 pelas 05:31:50 e encontra-se cancelado desde o dia 2019-05-19 pelas 12:52:40.

Após a ativação do serviço, o utilizador passa a ter acesso aos conteúdos da internet disponibilizados através do website, sendo este acesso e partilha de conteúdos, faturados diretamente pela operadora de telecomunicações, na fatura mensal, para maior facilidade e comodidade do mesmo.

Aproveitamos para informar que para cancelar serviços de subscrição, basta ligar para o Serviço de Apoio ao Cliente da Mobibox através do nº 707 450 201 (custo de chamada desde a rede fixa é de 0,10€/min + IVA e o custo de chamada desde a rede móvel é de 0,25€/min + IVA) ou enviar um e-mail diretamente para clientes@mobibox.pt. Em alternativa, pode utilizar o seguinte link: * PROIBIDO *://mobibox.pt/deactivation.php. O cancelamento tornar-se-á efetivo, dentro de um prazo de até 48 horas após a receção do pedido.

Agradecemos a sua melhor atenção.

Apoio ao cliente
Rui Meira
13 de junho 2019
Em primeiro lugar eu não aceitei a subscrição de nenhum desses serviços, os quais desconheço por completo. E, como devem saber, segundo a lei 24/96 de 31 de Julho, nos termos do nº4 do artigo 9º, essa aceitação tem de ser explícita, ou por outras palavras "O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação (...)"

Adicionalmente, e se indicam que 2 serviços foram subscritos no dia 19-05-2019 e cancelados no próprio dia, gostaria que me explicassem a seguinte lista de débitos:
5-5-2019: 3,99€
13-5-2019: 3,99€
19-5-2019: 3,99€

Pelas minhas contas, seriam debitados 3,99€ a partir do dia 19-5-2019, caso tivesse havido alguma subscrição efetiva de serviços.
Entretanto, aguardo a devolução dos 23,94€ que me foram cobrados. Caso a próxima comunicação da vossa parte não seja nas próximas duas semanas com a indicação de que o valor foi devolvido, serão formalizadas as queixas nas autoridades e entidades competentes.