Molaflex
Molaflex Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada

10 DICAS PARA QUE AS CRIANÇAS DURMAM MELHOR

Sono, ou a falta dele, é uma das maiores preocupações dos pais com filhos pequenos, especialmente quando deixam de ser bebés. A principal queixa dos pais é que os filhos vão para a cama mais tarde do que gostariam, ou seja, têm dificuldade para adormecer e acordam muitas vezes à noite. Continue a ler para saber algumas dicas que podem ajudar o seu filho a dormir durante a noite ou pelo menos por mais tempo consecutivo.

  • O quarto onde a criança dorme deve ser silencioso, melhor ainda se for escuro.

Para as crianças com medo do escuro, uma luz de presença é aceitável para que, se acordarem no meio da noite, não seja motivo para despertarem totalmente.

  • O quarto onde a criança dorme não deve ser usado, na medida do possível, para brincadeiras ou castigos.

As crianças devem internalizar desde tenra idade que a cama e o quarto são para dormir e não brincar ou fazer qualquer outra atividade.

  • Estabeleça um horário para as crianças irem dormir e acompanhe-a nas rotinas prévias.

O corpo humano habitua-se a horários repetidos a cada 24 horas, por isso é apropriado que as crianças vão para a cama à mesma hora todos os dias. Além disso, se algumas horas antes de a criança dormir, fizermos rotinas tranquilas (jantar, banho, história para dormir), o seu corpo entenderá que chegou a hora de descansar e será mais fácil para ela adormecer.

  • A cama das crianças deve ser confortável. 

Ao caírem na cama, o sono mais profundo deve invadir as crianças instantaneamente, por isso é importante escolher um colchão adequado para seu descanso para que possam recuperar à noite toda a energia gasta durante o dia. Pode consultar a gama de colchões para os mais novos da Molaflex, denominada de Molinhas Kids, aqui.

  • Nos fins de semana, a hora de dormir e acordar deve ser semelhante à dos dias de escola, com no máximo uma hora de intervalo.

Desta forma, será mais fácil voltar às rotinas dos dias úteis, e a criança sentir-se-á mais segura na hora de dormir quando chegar segunda-feira.

  • As horas antes de dormir devem ser tranquilas. 

Atividades de alta energia devem ser evitadas antes de ir para a cama, como televisão, videojogos ou atividades altamente estimulantes.

  • As crianças não devem ir para a cama com fome. 

Algo adequado é um pouco de leite ou fruta. As refeições pesadas devem ser evitadas por uma a duas horas antes de ir para a cama, pois podem interferir no sono saudável de uma criança.

  • Evite bebidas que contenham cafeína como cola, chá ou chocolate antes de dormir.

Não é aconselhável que uma bebida que tenha um estimulante seja a última coisa que uma criança bebe antes de adormecer.

  • Durante o dia, as crianças devem brincar ao ar livre e fazer exercícios regularmente.

Para que a melatonina, a hormona reguladora do sono, seja libertada de maneira adequada à noite, as crianças devem brincar à luz natural durante o dia. Se alguma atividade física regular acompanhar isso, o sucesso está garantido.

  • Evite sestas longas e sestas que acontecem depois das cinco da tarde.

Até os dois anos, as crianças costumam tirar uma sesta duas vezes por dia (uma pela manhã e outra à tarde). A partir dessa idade, elas costumam dormir durante o dia até aos cinco anos. Nessa idade, as sestas podem influenciar negativamente o sono noturno.

A grande maioria dessas dicas são aplicáveis ​​a partir dos 6 meses de idade, quando o ritmo circadiano das crianças é estabelecido e regulado, e elas começam a dormir melhor. É por isso que vale a pena começar a usá-las desde cedo. Contudo, não se esqueça de uma coisa: cada criança é diferente e responderá de forma diferente às medidas que lhe dissemos.

Se ainda não sabe o que fazer quanto à rotina de sono dos mais novos no regresso às aulas, consulte o nosso artigo com algumas dicas para adaptar a hora de dormir ao regresso à escola aqui.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.