Molaflex
Molaflex Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada

Como dormir bem e acordar com energia? As dicas mais simples dos especialistas.

E aquele colega do trabalho que, às 9h, já foi ao ginásio, passeou o cão, preparou o almoço e passou três camisas a ferro? Parece-lhe sempre humanamente impossível, não é? A realidade custa ainda mais a entranhar, se o seu cronotipo for noturno. Sim, é que a genética tem mesmo algo a dizer sobre os seus picos de cansaço e de energia ao longo do dia. Por isso, existem pessoas que “funcionam melhor de manhã”, outras que “funcionam melhor depois do meio-dia” e outras, ainda, que só conseguem estudar, trabalhar ou ter as melhores ideias à luz da lua.

Mas, cronotipos à parte, há algumas estratégias que pode experimentar para tentar ter mais energia de manhã e dormir melhor à noite. Vamos a isso?

Minimize as preocupações: adiante tarefas

Para quem gosta de papas de aveia, panquecas ou ovos mexidos, é muito fácil deixar o pequeno-almoço pronto na noite anterior. E, se preferir leite com cereais ou pão, sempre pode deixar esses alimentos o mais preparados possíveis (com as porções já divididas, por exemplo). Desta forma, pela manhã, não acorda com o stress de pensar se ainda tem tempo de fazer um bom pequeno-almoço.

O mesmo se aplica ao almoço: se puder deixá-lo preparado na noite anterior, tanto melhor. Assim, reduz as tarefas matinais e começa o dia mais relaxado.

Além disso, deixar a roupa do dia seguinte já escolhida e à vista é meio caminho andado para não desperdiçar, com indecisões, preciosos minutos matinais. Experimente.

Abra caminho para a energia matinal, ainda na noite anterior

Sem uma boa noite de sono, é muito difícil ter uma boa manhã. Por isso, se possível, vá para a cama sempre à mesma hora, contando que, até aos 60 anos, o ideal é dormir sete ou mais horas seguidas.

Tenha também em conta que o seu espaço de sono deve estar livre da entrada de luz, nem que para isso seja necessário colocar um blackout na janela.

Por último, gadgets ligados com luz azul (smartphone, computador, tablet, televisão) estão proibidos no quarto, assim como beber cafeína ou praticar exercício perto da hora de dormir.

O que é que estes elementos têm em comum? Todos eles despertam o corpo, em vez de o ajudarem a relaxar.

Beba um copo de água assim que acordar

Durante a respiração profunda do sono e devido à transpiração noturna, perdemos alguma quantidade de água. Ora, para se sentir com energia, é muito importante estar hidratado. Portanto, beber um copo de água assim que acorda vai ajudá-lo a ficar alerta.

Como se esta vantagem não bastasse, a pequena ação traz consigo outros grandes benefícios: fortalece o sistema imunitário, ajuda a eliminar toxinas, ajuda a prevenir problemas nos rins e acelera o metabolismo (sobretudo se for fria, o corpo vai gastar energia a tentar recuperar a temperatura normal).

Faça exercício pela manhã

Fazer exercício pela manhã é benéfico, desde que isso não implique dormir menos do que o necessário.

Mesmo quando moderado, o exercício físico desperta o corpo e a mente, auxiliando o estado de alerta e a concentração. E, se o incluir na sua rotina pela manhã, o corpo vai habituar-se à prática, aprender que há uma hora de desgaste intenso de energia e, como consequência, estimulá-lo a saltar da cama.

Não gosta de ginásios? Siga aulas do YouTube, caminhe, faça ioga ou alongamentos. O importante é que seja algo que lhe dê prazer, para que seja mais simples manter a consistência.

Apanhe luz do sol

O hábito tem 50 vezes mais eficácia se o contacto for direto e não através da janela. Ver a luz do sol, cerca de 30 a 60 minutos depois de acordar, aumenta os níveis de cortisol, epinefrina e dopamina, a um ponto saudável e essencial para o bom humor.

Quer juntar o útil ao agradável? Faça com que o seu exercício matinal seja uma caminhada ao ar livre e, assim, segue dois conselhos de uma só vez.

Dica extra

Encontre uma motivação lúdica para sair da cama: com o tempo bem organizado, ainda dá para ler, jogar, ver notícias, assistir a um episódio da sua série favorita ou participar num passatempo dos programas de rádio. Assim, sente que já está a aproveitar o dia, ainda antes de começar a trabalhar.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.