Molaflex
Molaflex Marca Recomendada

Dormir no inverno: o que muda?

Em duas palavras, dormimos mais. Provavelmente até já tinha chegado a esta conclusão. Mas porque é que é assim? Porque é que o despertador toca e nos deixamos ficar no calor dos lençóis? Sim, é porque está frio lá fora. Certo. E também porque há menos sol. Acima de tudo, dormir no inverno é diferente do que dormir no verão por essas duas razões: temperatura e raios de luz. Vamos, então, à explicação mais detalhada e, ainda, a algumas dicas para dormir melhor no inverno.

Mas, atenção, se estiver a fazer ronha na cama, de telemóvel na mão, leia este artigo apenas mais tarde. Nós esperamos por si. É que a luz azul do ecrã interfere com a qualidade do seu sono e não o deixa descansar bem, independentemente da altura do ano. Por outro lado, se já estiver fora da sua zona de descanso, continue connosco.

Mudança 1: Baixa de temperatura

Sabia que a sua temperatura corporal baixa automaticamente dois ou três graus para adormecer mais facilmente? Como no inverno o ambiente está mais frio à sua volta, também o seu corpo arrefece mais depressa e, como resultado, adormece mais rápido. Deixamos, ainda, outro dado relevante sobre este tópico: os estudos indicam que uma temperatura de 18,3 graus Celsius é a ideal para adormecer. Por isso, evite aumentar em demasia a temperatura do quarto, com recurso a aquecedores ou ar condicionado.

Mudança 2: Menos raios solares

Como explicámos aqui, a hormona que nos traz o sono é produzida fora das horas de luz. Assim, perante dias mais curtos e com menos sol, produzimos mais dessa hormona – a melatonina. Sem raios de sol a estimularem o nosso corpo para estar alerta, também nos custa mais fazer exercício físico e, muitas vezes, até as simples caminhadas diárias ficam postas de lado, devido ao mau tempo. A consequência é tornarmo-nos mais sedentários, o que pode refletir-se em insónias e distúrbios do sono.

3 dicas para contornar estas mudanças e dormir melhor no inverno

• Mantenha-se ativo. Adivinhou esta, não foi? Mas, lá no fundo, ainda desejou que não fosse verdade… Pois é, o conselho é mesmo “faça exercício, nem que seja durante 20 minutos por dia”. Mas nunca até 4 horas antes de ir dormir.
  • Deite-se e acorde em horários consistentes. Dizem que acordar todos os dias à mesma hora é o segredo para uma vida feliz. Uma coisa é certa: deitar-se e acordar sempre no mesmo horário promove boas noites de sono e bem-estar durante o dia.
  • Fique atento à SAD (depressão sazonal). Há quem sofra de depressão nos meses com menos luz. Se notar dificuldades de concentração e sinais de apatia, consulte um médico ou profissional de saúde mental. Não está sozinho.
  • Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.