Molaflex
Molaflex Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada

Ler antes de dormir: porquê adotar já este hábito?

Cenário: chega a hora de dormir e liga o despertador no telemóvel. E, já que está de smartphone na mão, o melhor é ver se não escapou nenhuma notificação. Quando dá por si, ficou a fazer scroll nas redes sociais, minutos e minutos seguidos. Tudo, enquanto a luz azul do ecrã inibia a hormona do sono. Segue-se uma natural dificuldade para adormecer e, muito possivelmente, uma noite de sono não relaxada.

Agora imagine que, assim que ativava o despertador, trocava o gadget por um livro. Em apenas seis minutos, o seu stress reduzia em 68%, abrandava o ritmo cardíaco e o corpo preparava-se para adormecer muito mais facilmente. Pelo menos é o que indicam investigadores da Universidade de Sussex. E as vantagens de ler antes de dormir não ficam por aqui.

Ajuda a criar e a manter boas rotinas de sono

Os especialistas do sono defendem que o segredo para uma noite reparadora é deitar e levantar todos os dias à mesma hora. Portanto, se abrir um livro todas as noites no mesmo horário, o seu corpo associa aquele momento a um passo que antecede o relaxamento.

Dito por outras palavras, se criar o hábito de ler antes de dormir, está a dar sinal ao cérebro de que são horas de descansar.

Como consequência, até pode já nem acompanhar bem o que está a ler na última página. Mas o que perde da história ganha em qualidade de sono.

Traz bem-estar mental e físico

Desde que não escolha thrillers intensos, livros de terror nem outras histórias que mexam consigo de uma forma negativa, ler antes de dormir contribui para diminuir o stress e controlar a ansiedade. Além disso, ao criarmos empatia com uma personagem, os livros têm a capacidade de atenuar eventuais sentimentos de solidão.

Por último, está provado que essa rotina tem efeitos surpreendentes no mood de pessoas com dor crónica: na Universidade de Liverpool, testaram-se clubes de leitura como uma intervenção para esses pacientes e, dois dias depois, ainda era reportada uma melhoria no seu bem-estar.

Faz ginástica cerebral

Lembra-se quando, na noite antes de um teste, o aconselhavam a ir para a cama mais cedo, com a promessa de memorizar a matéria durante o sono? O princípio mantém-se: quando lê antes de ir dormir e aprende palavras novas, esse vocabulário tende a fixar-se melhor na sua memória.

Ler antes de dormir significa, ainda, distanciar-se dos problemas reais e entrar no mundo da imaginação, o que estimula a criatividade e estabelece novas conexões neurológicas.

Em resumo, se ainda não tem o hábito de ler antes de dormir, está na hora de experimentar. O facto de uma boa leitura ser capaz de o distrair da rotina stressante não é coisa pouca: é, antes, fundamental para o ajudar a descansar bem e acordar melhor. Pense nisso e leve para a sua vida todos os benefícios que lhe apresentámos aqui.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.