Molaflex
Molaflex Marca Recomendada

Sonhos vívidos: porque é que nos lembramos tão bem de alguns sonhos?

Sonhamos todas as noites. Não acredita nisto porque nunca se lembra dos seus sonhos? Mas é mesmo verdade. Tal como é verdade ser normal tanto lembrar-se, como nunca se lembrar daquilo que sonha. Como é, então, feita a seleção entre o que é esquecido e o que é recordado?

Há certos sonhos que nos impressionam pela intensidade das imagens ou pelas emoções associadas. E, tal como na nossa vida diária, os momentos que mais mexem connosco têm propensão a ficar gravados na memória.

Esses sonhos de que nos recordamos claramente são, então, chamados “sonhos vívidos” e conseguimos, até, descrevê-los ao pormenor, horas depois de acordarmos. O mais curioso é que, apesar de ainda não conhecermos decididamente as razões pelas quais sonhamos, a ciência explica a existência deste tipo específico de sonhos.

Normalmente, os sonhos vívidos são um efeito colateral da toma de medicamentos cardiovasculares ou antidepressivos. Stress pós-traumático e dificuldade em recuperar o sono devido ao consumo excessivo de álcool também estão entre as causas principais.

Ter constantemente sonhos vívidos pode, assim, ser causa e consequência de mal-estar, já que os sonhos reais conseguem perturbar o sono, dificultando um despertar revigorado.

Mas como é que as imagens desses sonhos nos enganam tão bem, ao ponto de acreditarmos que são reais?

Os sonhos vívidos tendem a acontecer na fase REM do sono. Ora, esta fase caracteriza-se por ondas cerebrais e batimentos cardíacos próximos aos da vigília. A amígdala e o hipocampo – que controlam a memória e as emoções – estão mesmo mais ativos neste período do sono. E isso faz com que as emoções vividas pareçam tanto reais quanto são memoráveis.

Como evitar que os sonhos vívidos perturbem o seu sono?

Fazer um relaxamento guiado antes de dormir é uma boa opção.

Se acordar de um pesadelo e tiver dificuldade em adormecer, tente fixar os objetos à sua volta e tome consciência de que está num lugar seguro e verdadeiramente real.

Contudo, nenhum destes conselhos dispensa o parecer de um especialista. Caso os sonhos vívidos estejam a afetar a sua vida, fale com o seu médico.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Molaflex.