Sanper - Sociedade de Móveis e Electrodomésticos, Lda

Sanper - Móvel com Defeito

Sofia Morais
Sofia Morais apresentou a reclamação
14 de março 2017

A 19/01/2017 realizei a encomenda de um móvel “hall Roma Branco Poro/Mate Bege com gaveta” na loja Sanper, localizada em Casal do Marco no valor de 190,50€. Posteriormente, fui contactada pela loja, sendo informada que o móvel se encontrava pronto tendo ido a 10/02/2017 buscá-lo às instalações, optando por prescindir do serviço de transporte e montagem disponibilizado pela Sanper.
No dia 14/02/2017 ao montar o móvel, de acordo com o manual de instruções, verifiquei que este não tinha estabilidade, tendo inclusivamente a estrutura cedido e como tal, não se apresentava em condições de utilização. No mesmo dia entrei em contacto com a loja, informando do ocorrido e solicitando uma solução para o problema. Como resposta, comunicaram que iriam agendar posteriormente uma data para se deslocarem à minha residência e avaliar o estado do móvel, mas que apenas o fariam quando lhes fosse conveniente deslocarem-se até à minha residência, recusando-se assim, a fazer uma deslocação unicamente para verificar a situação do móvel e resolver a reclamação do cliente.
Apenas a 3/03/2017, e após dois telefonemas à loja para procurar esclarecimento da situação, é que a Sanper teve “disponibilidade” para se dirigir à minha residência para avaliar o móvel. Nesse dia os técnicos Alberto Fernandes e António Costa ao tentarem montar o móvel, verificaram que não era possível, pois apresentava peças que se encontravam danificadas. Os mesmos relataram a situação à loja e comunicaram que a solução passaria por encomendar duas novas “pernas” para o móvel, referindo que teria sido provocado por “erro de montagem”.
No seguimento deste telefonema, telefonei para a Sanper informando que não estava interessada em solicitar nenhum orçamento, uma vez que me limitei a seguir as instruções do manual e que as peças estavam inseridas de maneira correcta, tal como foi confirmado por parte dos técnicos. Nesta altura, a chamada foi reencaminhada para o Sr. Carlos Pereira que se demonstrou pouco receptivo e interessado perante as reclamações apresentadas, tendo inclusive referido que a Sanper não iria perder dinheiro.
Como solução, a 14.03.2017 apresentaram por MMS um orçamento de reparação do móvel no valor de 65,31€ e uma proposta de montagem pelos “técnicos especializados da Sanper” no valor de 25€.
Nunca na Loja Sanper me foi dito que era necessário um técnico especializado para montar a consola, e, uma vez que esta traz consigo um guia de montagem para quem adquire a peça, há-de ser passível de ser montada pelo consumidor. Se o mesmo guia de montagem foi seguido rigorosamente e a consola não teve estabilidade, impossibilitando a sua montagem, parece-me que ou terá algum defeito ou o guia estará errado. E nenhuma destas hipóteses incorre em culpa do consumidor.
Assim sendo, não me parece justo ter de pagar à Sanper mais 65,31€ pela reparação de danos num móvel que, ou tinha defeitos nas peças de montagem, ou apresenta algum erro no guia de montagem; e para além disso, 25€ para montagem do móvel por parte dos técnicos da Sanper, se este vem com um guia de montagem para o consumidor.
Concluindo, na data actual encontro-me há perto de dois meses, sem móvel, com menos 190,50€, uma proposta para gastar mais 90,31€ e sem uma previsão de resolução para o meu problema.

Data de ocorrência: 14 de março 2017
Sanper
22 de março 2017
Bom dia

Informo e confirmo que a cliente Sofia Morais fez encomenda na nossa loja em 19-01-2017 nessa altura só tínhamos o móvel todo branco , mas cliente aceitou esperar aproximadamente um mês pela encomenda da cor pretendida , este veio mais cedo e em 31-1-2017 cliente foi informada que já tínhamos consola para levantamento , veio levantar na data de 10-2-2017 .
Na altura da encomenda demos opção de entrega e montagem pelo nosso pessoal especializado mediante pagamento de 25€ , cliente optou por não ter este serviço , e disse que vinha levantar na nossa loja e montava o móvel , na data de entrega do móvel este foi aberto e desembalado na presença do cliente que verificou não ter nenhum defeito estava em perfeitas condições .

Em 14-02-2017 cliente ligou a dizer que havia montado o móvel e este não tinha estabilidade , informa-mos que iriamos marcar um dia para nosso pessoal ir verificar essa situação assim que fossemos para zona , quando nossos funcionários se deslocaram a casa de cliente em 3-3-2017 estavam já peças todas separadas uma para cada lado e os funcionários de SANPER verificaram que o móvel já nem não dava para ser montado , deve ter sido montado mal sem fixarem bem a costa e terá ficado sem estabilidade e acabando por se estragar , com apoios dos parafusos partidos aparenta mesmo ter-se desmanchado em peças separadas acabando por cair, e tanto a SANPER como a LOURINI não se podem responsabilizar por quem fez a montagem errada do móvel .

Tendo em atenção o problema do cliente não pretendemos ganhar nada com reparação , mas não podemos ter prejuízos assim anexamos orçamento dado pela fabrica :
Assim o valor de reparação de móvel é de 65,31€ substituição das peças danificadas , valor dado pela fabrica LOURINI com iva incluído,
informo que SANPER se disponibiliza para entrega e montagem do referido móvel na casa de cliente pelo custo de 25€ .