MSCAR – Comércio de Automóveis, S.A.
  • Estrada Nacional 125-km. 98,6
    Sítio do Arneiro - Apartado 325
    8001-904 Faro
  • geral@mscar.pt

MSCAR - Profunda indignação com a vergonhosa assistência

Gilberto Alves
Gilberto Alves apresentou a reclamação
27 de abril 2014

Sinto que devo manifestar a minha profunda indignação com a vergonhosa assistência que me foi prestada pelo concessionário MSCAR de Portimão.

No dia 07 do corrente mês, o meu carro Peugeot 207SW matriculado em Dezembro de 2009, acusou uma avaria na direção assistida enquanto circulava em Portimão. De imediato liguei para a oficina do concessionário MSCAR em Portimão e expliquei o sucedido. Como resposta disseram-me para chamar um reboque para transportar o carro para a oficina. Dada a proximidade do local onde me encontrava, dirigi-me conduzindo para a oficina.

Após a receção da viatura, foi-me comunicada uma previsão de quatro dias, até dia 11 Abril, para a conclusão do diagnóstico. Devo dizer que considerei excessivo o prazo de quatro dias para a conclusão de um diagnóstico mas não me manifestei. Findo o prazo, no dia 11 Abril, fui informado da conclusão do diagnóstico que revelou uma avaria no módulo da direção assistida, com um orçamento estimado entre os 400,00€ e os 500,00€, e com o prazo de conclusão para dia 16 Abril. Findo o prazo, no dia 16 Abril, recebi um telefonema do concessionário a informarem-me que o carro não estava pronto porque a peça não tinha chegado como previsto. Questionei a funcionária sobre o motivo da demora, a qual me informou que a Peugeot não tinha a peça para entrega. De imediato demonstrei o meu desagrado pela demora e o transtorno que a mesma me estava a causar.

Entretanto fui informado da nova previsão de entrega para o dia 22 Abril, e que a solução seria alugar um carro no concessionário. Fui igualmente informado que iria ser contactado pelo chefe da secção peças para me dar uma justificação. Assim aconteceu no dia seguinte, fui contactado pelo chefe da secção peças que me informou que a Peugeot em Portugal não tinha a peça para entrega e que a mesma tinha de vir de Espanha. Novamente demonstrei o meu desagrado pela demora e principalmente pela falta de soluções apresentadas. Em resposta foi-me proposto a substituição de toda a direção, peça em stock no concessionário MSCAR, com um orçamento superior a 900,00€.

No dia 22 Abril, uma vez mais, fui informado que a peça não tinha chegado e que a nova previsão era para o dia 23 Abril.

No dia 23 Abril, 16 dias depois, fui informado que a peça já tinha chegado mas que faltava mais uma peça (cabo) que deveria chegar no dia 24 Abril (nova data apresentada para a conclusão), e que iria aumentar o orçamento inicial em mais 200,00€.

Finalmente no dia 24 de Abril pelas 17:00 o carro foi-me entregue.

Deixo no ar algumas questões para as quais não obtive resposta.

- Será que nenhum concessionário Peugeot tinha a referida peça para entrega?

- Será que a Peugeot Portugal não tinha a referida peça para entrega?

- Será que a Peugeot e os seus concessionários não tem nos seus manuais de operações soluções previstas para estes casos?

Para enquadrar a minha reclamação informo que trabalho a 45kms da minha residência o que representa cerca de 100kms diários, e que a minha esposa trabalha a cerca de 8kms da nossa residência o que representa cerca de 20kms diários. Consideramos a viatura fundamental para a nossa vida profissional e indispensável no nosso quotidiano. Não será difícil de imaginar o transtorno pessoal e os riscos profissionais que enfrentámos decorrentes das alterações e ajustes de horários.

Considero inaceitável a forma não profissional como foi gerida a assistência técnica e os seus imponderáveis.

Considero inadmissível que as poucas soluções apresentadas representassem custos adicionais que duplicariam ou triplicariam o orçamento inicial.

Data de ocorrência: 27 de abril 2014