Multicare
1 Médis 85.8
2 MGEN Saúde 82.6
3 AdvanceCare 78.3
Multicare12.8
Multicare - Seguros de Saúde, S.A.

Multicare - Adicionamento de cláusulas contratuais sem consentimento

Vítor Filipe
Vítor Filipe apresentou a reclamação
3 de outubro 2019
Venho expor ao Portal da Queixa a situação verdadeiramente vergonhosa e com contornos fraudulentos e de burla que a seguradora em questão tem demonstrado no contrato que por mim foi assinado.

Uma vez que a minha ordem profissional garante uma espécie de desconto nesta seguradora, optei por aderir à mesma.
Enviei ou meus dados, troca de telefonemas (altura em que curiosamente nunca tem linhas ocupadas e atendem as chamadas) e fiz uma espécie de consulta telefónica, onde, sendo sincero e honesto, refiro que de vez em quando tenho dores de costas.

Após isto, estes senhores apresentam-me um contrato, que, até pela profissão que tenho, li com bastante atenção assinando posteriormente de boa fé, uma vez que estava de acordo com o clausulado.

Ora, após isto (ter assinado um contrato com clausulas certas e definidas) qual não é o meu espanto quando, 2 meses depois, vou à minha área pessoal e constato que estes senhores haviam adicionado um documento novo, uma espécie de novas condições contratuais, ou, para que se perceba onde quero chegar, um contrato novo (e que nunca havia assinado).

Começo a ler e verifico que esta entidade, sem o meu consentimento, sem me dar conhecimento, sem me informar, e após eu assinar um contrato com certas e definidas clausulas, teve o desplante de adicionar novas clausulas, as chamadas "patologias excluídas", onde incluíam patologias lombares, em resultado de eu antes de assinar o contrato ter dito que de vez em quando tinha dores de costas (reiterando que estas "patologias excluidas" não estavam previstas no contrato que assinei).

Não é preciso ser formado em Direito para perceber que adicionar clausulas a um contrato sem o consentimento de quem o assinou anteriormente é completamente ilegal, viola os termos do próprio contrato, e pode assumir, até, caráter fraudulento e de burla.

Eu jamais em momento algum teria assinado tal contrato se me fossem apresentadas aquelas clausulas de exceção antes de eu o assinar.

Mas pior fica.

Indignado, reclamei junto desses senhores, que, após alguns meses, deram-se ainda ao desplante de dizer que se tratam de clausulas normais e que eu ao assinar o contrato já as aceitava "porque tinha dito que tinha dores de costas na consulta telefónica".

Mas isto faz algum sentido? Estes senhores fazem-me assinar um contrato e depois adicionam clausulas unilateralmente e ainda vem com desculpas bacocas como se Portugal não fosse um estado de Direito sujeito a leis e regras?
Se se lembrassem então podiam pura e simplesmente adicionar uma nova clausula após eu assinar o contrato a dizer que afinal o seguro exclui-se de todas as patologias!

Se eu referi que tinha dores de costas então adicionavam essas exclusões antes de eu assinar o contrato, e não depois, e assim se vê logo a má fé desta seguradora.

Como não estava para me chatear, nem discuti mais assunto.

Exceto até hoje, momento em que vejo a lata extrema destes senhores, e não posso continuar a fazer "vista grossa".

Necessitei fazer fisioterapia à zona lombar, com o tempo frio voltaram as dores.
A clínica fez o pedido, e, veja-se, um mês depois esta seguradora decide responder ao pedido, fugindo às suas responsabilidades contratuais (as originais e as que foram assinadas) alegando que se trata de um tratamento a uma patologia excluída, fazendo-se valer da clausula completamente ilegal que adicionaram ao contrato sem o meu consentimento.

Por mais que não me quisesse chatear, há situações que não podem passar em claro, e isto é grave demais para ignorar.

Muito provavelmente esta queixa não dará em nada, motivo pelo qual irei apresentar queixa no Ministério Público bem como recorrer aos meios civeis para resolver o contrato com a indemnização devida.

Caso a MultiCare decida resolver a questão a bem ótimo, caso contrário bem saberá que não tem qualquer pingo de razão do seu lado, e esta queixa apenas servirá para alertar as pessoas mais incautas para não se deixaram enganar por estes senhores.
Data de ocorrência: 3 de outubro 2019

Depois de ler tanto comentário negativo verifico que vale mais estar quieto. No momento de fazer, tudo é embelezado, depois é que são elas.