12.6
1 Médis 85.5
2 MGEN Saúde 81.6
3 AdvanceCare 78.2
Multicare12.6
Multicare - Seguros de Saúde, S.A.

Multicare - Indeferimento do reembolso das despesas não comparticipadas ADSE

Paula Cristina Martins Teixeira Pinho
Paula Pinho apresentou a reclamação
1 de fevereiro 2016

Apresentei reclamação por email à Multicare pela 1ª vez em 14/12/2015 e após varias trocas de correspondência, apenas em 2016-01-21 sou contactada telefonicamente por uma funcionária que me informou que a Multicare a recusou o meu pedido de reembolso. Fui ainda informada que foi enviado um email com oficio do indeferimento. Hoje(2016/02/01) após varias pesquisas em casos semelhantes fiz nova insistência

Ora o pedido de reembolso das despesas do valor não comparticipado pelos subsistemas de saúde (ADSE) de uma cirurgia realizada a 10/Novembro 2015. foi recusado, fundamenta a Multicare na cláusula de exclusão Nº20, do artigo 16º das condições gerais da apólice: “Salvo convenção expressa em contrário, constante das Condições Particulares ou das Condições Especiais efetivamente contratadas, ficam excluídas do âmbito da cobertura do seguro as despesas decorrentes de: (…) 20. Tratamentos e/ou cirurgia de regularização do peso”

Nesse sentido e recorrendo à jurisprudência portuguesa que já se pronunciou noutro caso muito semelhante ao meu, sobre a referida cláusula de exclusão, no acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa 322/12.8TJLSB.L1-7: “A cláusula contratual, incluída em contrato de Seguro de Saúde, dispondo que: “…ficam excluídas do âmbito da cobertura do seguro as despesas decorrentes de: Tratamentos ou cirurgia de regularização de peso”, atentas as regras de interpretação contidas nos art.ºs 236.º e 237.º do C. Civil e 10.º e 11.º, n.ºs 1 e 2, do regime jurídico das cláusulas contratuais gerais, aprovado pelo Dec. Lei n.º 446/85, de 25 de outubro, em especial o art.º 237.º do C. Civil, que dispõe que deve prevalecer o sentido interpretativo que conduza “…ao maior equilíbrio de prestações” e o art.º 11.º, n.º 2, do regime jurídico citado, que dispõe que “…prevalece o sentido mais favorável ao aderente”, deve ser interpretada como excluindo do âmbito do contrato de seguro, apenas a regularização de peso, em sentido restrito, ditada por razões estéticas, de autoestima ou semelhantes, dela se excluindo os atos médicos que, embora incluindo uma tal “regularização”, a esta se não limitam e com esta se não confundem.

Ora é este o caso exposto pelos relatórios médicos que anexei ao pedido de reembolso.

A referida cirurgia não se esgota ou tem por fim última uma “regularização de peso” como a Multicare denomina e cataloga.

Esta cirurgia tem por objetivo simultâneo/final o “tratamento do síndrome metabólico, hipertensão arterial e dislipidemia” que foi desenvolvida e diagnosticada no decurso do contrato de seguro. Nesse sentido foi anexado relatório médico.
Para o meu caso concreto é de opinião médica que esta será a melhor opção cirúrgica. Não entendo ainda o facto de a Multicare indeferir o processo categoricamente, mas mesmo assim, registou o mesmo e ainda solicitou por varias vezes a declaração de ADSE com o valor não comparticipado,

Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2016
13 de fevereiro 2016
Exmos. senhores
Em resposta à comunicação enviada, relativa à reclamação apresentada pela Sra. D. Paula
Cristina Martins Teixeira Pinho, a qual mereceu a nossa atenção.
Somos a informar que, foi enviada resposta nesta data ao Reclamante, com os
esclarecimentos necessários para a situação em apreço.
Disponíveis para outros esclarecimentos que julguem convenientes.
Com os nossos cumprimentos
Carla Lopes
Centro de Gestão de Reclamações
14 de fevereiro 2016
Nesta data 13/2/2016 não recebi qualquer nova resposta à minha reclamação. Pelo que, considero que o indeferimento que me comunicaram em 21/1/2016 e que originou esta reclamação, é inválido.
Paula Cristina Pinho
21 de fevereiro 2016
Exmos. Senhores.

Agradecemos o vosso contacto, o qual mereceu a nossa atenção.

Na sequência do mesmo informamos que o exposto se encontra em análise, pelo que a cliente irá receber, com a maior brevidade possível, a respetiva resposta.

Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento.

Relembramos que o Serviço de Atendimento Multicare está disponível todos os dias úteis das 08h00 às 22h00 e ao sábado das 08h00 às 14h00, através do telefone 707 28 80 80. Para situações de urgência estamos disponíveis 24H/dia, todos os dias do ano. Estamos ainda ao seu dispor através do endereço atendimento@multicare.pt ou do fax 21 323 78 80.

Maria Damas
Apoio Cliente Multicare
22 de fevereiro 2016
Boa tarde
Foram solicitados mais documentos mais documentos e o processo encontra-se a aguardar resposta.
Com os melhores cumprimentos
25 de fevereiro 2016
Exmos. senhores

Em resposta à vossa comunicação enviada em 22/02/2016, relativa à reclamação apresentada pela Sra. D. Paula Cristina Martins Teixeira Pinho, em 01/02/2016, informamos que, já foi enviada resposta à Reclamante em 11/02/2016, com os esclarecimentos necessários para a situação em apreço.

Disponíveis para outros esclarecimentos que julguem convenientes.

Com os nossos cumprimentos

Carla Lopes
Centro de Gestão de Reclamações
18 de março 2016
Enviei varios relatorios médicos e analises clinicas
A Multicare, entende que ainda não é possivel fazer a analise por parte do departamento médico.
Continuo nesta saga!
Paula Pinho

Estou nesta mesma luta Paula ,ganhei de primeira instancia e eles recorreram...desde 12/2014 o processo se arrasta...