Multicare
1 Médis 85.7
2 MGEN Saúde 82.5
3 Planicare 77.7
Multicare12.4
Multicare - Seguros de Saúde, S.A.

Multicare - Pagamento e conduta processual

Michelle Vieira
Michelle Vieira apresentou a reclamação
28 de março 2019

Fui a uma consulta de emergência, no dia 4 de Março no Hospital da Luz em Benfica no horário noturno. Paguei por esta consulta mais do que está estabelecido nas vossas tabelas e mais do que o hospital cobra a qualquer pessoa que lá vá a título particular.

Já falei com pessoas diferentes da Multicare que me têm passado informação díspare: desde que as vossa tabelas são meramente referenciais, até eu - cliente - ter de ligar para o prestador para saber o número de ato médico, e ligar novamente para vós para vos informar. A sério?
Todas as semanas tenho ligado para saber o ponto de situação pelo que a resposta é sempre a mesma: encontra-se em aberto à espera de resposta.

Nem vocês, nem o prestador: ninguém me consegue dizer qual o custo de uma consulta de urgência e qual o valor da comparticipação.
Mais ainda, não me parece boa conduta pagar a consulta antes de a efetivamente ter. Não sabem se tenho de fazer raio x, levar uma injeção, um TAC, etc.
Em suma, não sei pelo que paguei nem o que alegadamente a Mulicare comparticipou se, na altura, o prestador não sabia que tratamento iria fazer no ato de pagamento.

Aguardo a vossa maior celeridade na resolução e reposta ao meu processo. No seguimento, acabei por anular a minha apólice simplesmente porque não vale a pena. A insatisfação é maior do qualquer dividendo que possa ter retirado do seguro que, para uma pessoa que vai ao hospital 2 vezes ao ano, pelos vistos compensa ir a título particular do que ir com a Multicare.

Data de ocorrência: 28 de março 2019

Boa tarde.
Tenho uma situação que não sendo igual , reflecte esquema cartelização e outros oportunismos entre hospitais , seguradores e tomadores. Sejam tomadores empresa ou particular.
Polipetcomia sem estar tabelada na CUF. Ao ligar para saber falam em valores dispares. A tabela da Multicare é por sua vez superior a tudo mais ... Penalizante para Paciente / tomador.
Isto tem que ser denunciado à ERS e levado caso a caso à justiça.

A multicare não é responsável pelo preço que os prestadores praticam.
E nomeadamente sendo que cada prestador tem a sua tabela de preços e como devem calcular são centenas de prestadores, a multicare não detém todas as tabelas de preços. Se ligam para o apoio cliente quem atende só vê se o cliente tem acesso ao preço de tabela ou se tem algum valor específico associado a cada cobertura.
Ou seja o mais fácil e indicado é o próprio paciente perguntar diretamente no prestador.

Relativamente aos valores muitas vezes o próprio prestador comete erros onde não passa o cartão do cliente, ou cobra um valor por ter problemas no leitor e indica ao paciente para enviar as despesas para reembolso(quando na maioria das vezes nem tem reembolso contratado) por esse motivo no que toca ao pagamento e se é antes ou depois isso têm de reclamar junto dos prestadores e não à Multicare.
O que acontece é que sempre que ha erros por parte dos hospitais os mesmos encaminham para as pessoas reclamarem junto da multicare para descartar culpas.