Multicare
1 Médis 85.7
2 MGEN Saúde 82.5
3 Planicare 77.7
Multicare12.4
Multicare - Seguros de Saúde, S.A.

Multicare - Período de carência indevidamente aplicado

Susana Fernandes
Susana Fernandes apresentou a reclamação
28 de dezembro 2017

Até ao dia 26 de novembro de 2017 fui cliente PT-Multicare, tendo atempadamente solicitado a transferência dessa apólice para Multicare normal através do meu novo empregador, dado que ia sair da PT.

Entretanto tinha duas ressonâncias marcadas para o início de dezembro, que quando as fui fazer disseram-me no hospital que não era possível, por não ter até então recebido a devida autorização. Uns dias depois de adiar os exames, recebi efetivamente uma SMS da Multicare com a autorização.

Ontem desloquei-me ao hospital para finalmente realizar as 2 ressonâncias magnéticas.

Após realizar apenas uma das ressonâncias (a outra não consegui, tive de adiar), fui pagar. Acontece que a funcionária do hospital não conseguia proceder à faturação porque, pelo que percebemos depois, a autorização que recebi via SMS dizia respeito à minha apólice PT-Multicare e não à nova apólice Multicare.

Depois de a funcionária telefonar para a Multicare para saber como proceder, foi-lhe dito que me fosse cobrado o valor de copagamento respetivo - a totalidade do exame - dado que eu ainda estaria a passar por um período de carência, até 19 de janeiro. Para minha surpresa, tive de pagar então 200 euros pela ressonância.

Acontece que (conforme o meu boletim de adesão) quando o meu novo empregador solicitou a transferência da minha apólice, pediu que não fossem aplicados quaisquer períodos de carência salvo para novas coberturas ou valores acima do que já estava coberto. Algo que faz todo o sentido, visto que se tratava de uma transferência e não um seguro novo.

Dado que o pedido foi aceite, tanto que já recebi o novo cartão Multicare, tenho número de cliente novo e tudo a funcionar, é do entendimento comum que o meu formulário de adesão foi aceite, bem como o pedido que lá constava relativo aos períodos de carência. Caso contrário, ter-me-iam comunicado algo nesse sentido, ter-me-iam AVISADO.

Contudo, não avisaram, e a juntar a isso enviaram-me a autorização do exame via SMS. Autorização essa que nem eu, nem ninguém no Hospital poderia adivinhar que dizia respeito a uma apólice antiga, pois nada o indicava na SMS.

Por este motivo, paguei erradamente os 200 euros e exijo que me seja ressarcido a parte desse valor que me é devida tendo em conta o meu seguro de saúde.

Data de ocorrência: 28 de dezembro 2017
Susana Fernandes
Susana Fernandes avaliou a marca
24 de janeiro 2018

A reclamação foi resolvida porque o dinheiro simpaticamente me foi devolvido pela clínica, não pela Multicare. A Multicare não resolveu absolutamente nada. Contactaram-me semanas depois, a dar explicações e pedir desculpa, mas quem me resolveu o problema foi o Hospital da Luz.