Multicare
1 Médis 85.8
2 MGEN Saúde 82.6
3 AdvanceCare 78.3
Multicare12.8
Multicare - Seguros de Saúde, S.A.

Multicare - Recusa de autorização para cirurgia

Manuelly Veloso apresentou a reclamação
10 de abril 2018

Em outubro de 2017 fui a uma consulta de cirurgia plástica e reconstrutiva, sugeria pela minha obstetra após o parto, uma vez que estava a queixar-me muito de dores abdominais e na costas, na consulta o médico constatou que tinha uma hérnia umbilical e uma diastese abdominal, o que me provocava as dores abdominais. Fez o pedido de autorização a multicare para realização de dois atos cirúrgicos: a hérnia umbilical e reconstrução da parede abdominal com um abdominoplastia, baseado após analisar o meu abdómem e após ver uma ecografia que tinha feito pelo SNS, pois a minha médica de família também referiu que minha situação necessitaria de intervenção cirúrgica.
Após quase um mês a seguradora não me enviou qualquer resposta ao pedido, feito pelo médico. Depois de vários contatos recebo várias sms's informando a aprovação da cirurgia de hérnia umbilical e negando a abdominoplastia informando um campo contratual com um código.
Entrei em contato com o Hospital Lusiadas para saber como devia proceder pois a autorização da cirurgia estava feita em parte, o hospital contatou com o médico que informou a recusa de proceder a cirurgia aprovada pela Multicare, uma vez que não foi esse o pedido efetuado.
Estive duas semanas a contatar a seguradora e o hospital para me esclarecerem como proceder uma vez que tinha cirurgia marcada para mês de Novembro. entretanto marquei outra consulta de cirurgia geral em outro hospital privado e o diagnóstico foi o mesmo dado pelo cirurgião plástico do Lusiadas, que era necessário tratar a hérnia e os retos abdominais. Neste sentido procurei o centro de saúde e minha médica após verificar a ecografia encaminhou-me para uma consulta de cirurgia geral no hospital santa maria, e o cirurgião deu o mesmo diagnóstico que era preciso tratar a hérnia e os retos abdominais, encaminhou-me para uma consulta de cirurgia plastica e reconstrutiva, na qual estou a aguardar a data para tal.
Ora a minha questão é a seguinte, após passar por 3 cirurgiões, sendo um deles plástico, me dão o mesmo parecer clínico e a seguradora analisa a situação e diz que não se encontra justificado o pedido feito pelo médico? Já estou a 1ano com dores horríveis abdominais e também na coluna, sendo suportada apenas por analgésicos, e tenho a segurado a me informar que não se encontra contemplado no seguro cirurgias estéticas. Como é que em uma simples cirurgia de hérnia umbilical será corrigido a questão da perda de conteúdo abdominal que sofri após a gestação?

Data de ocorrência: 10 de abril 2018
23 de maio 2018
Já obtive resposta embora a Multicare mantenha a sua posição.
Manuelly Veloso avaliou a marca
23 de maio 2018

Resposta insatisfatória, pois nas condições da apólice indica que a abdominoplastia é exequível por questões de saúde.