Multicare
1 Médis 85.6
2 MGEN Saúde 81.6
3 AdvanceCare 78.1
Multicare12.6
Multicare - Seguros de Saúde, S.A.

Multicare - Reembolso recusado

Catarina Reis
Catarina Reis apresentou a reclamação
9 de setembro 2019
No dia 11 de agosto de 2019 dei entrada num hospital na Tailândia. Após diagnóstico foi-me informado o preço do tratamento e questionaram-me se tinha seguro, uma vez que aquele hospital tinha acordos com seguradoras e havia a possibilidade de não ter de pagar nada no momento.
Uma vez que não viajo com a apólice, peguei no meu cartão Multicare e liguei para os números que se encontram no verso de forma a saber se me cobriam o tratamento. A chamada realizou-se por volta das 10h3011h . No inicio ouve-se que a chamada irá ser gravada por questões de segurança e controlo de qualidade, como de costume.
Após informar da situação a colaboradora que nos atendeu forneceu-nos o código da Multicare que é introduzido no sistema dos hospitais, e caso tivessem acordo não seria necessário pagar a totalidade.
Acontece que após o fornecimento do meu número de cliente e após a colaboradora ter acesso à apólice, informou-me que o meu seguro funcionava exclusivamente em Regime de prestação de Reembolso uma vez que me encontrava no estrangeiro.
Questionei então se iria ter direito a reembolso uma vez que só avançaria com o tratamento na totalidade caso tivesse reembolso de pelo menos parte do valor de um total de 300 euros.
A colaboradora garantiu-me que eu tinha direito ao reembolso de metade do valor.
Como era domingo ela não podia efetivar no momento o pedido de reembolso, uma vez que a multicare não funciona na totalidade aos domingos, e disse-me que ainda assim, iria enviar o pedido e que quando eu ligasse no dia a seguir, este iria ser iniciado.
Avancei com o tratamento de 300 euros porque foi me dito, por uma colaboradora da Multicare que ERA REEMBOLSADO. Isto, novamente, após ter consultado e analisado a minha apólice que tem EXTENSÃO AO ESTRANGEIRO, e como tal, direito a 50 por cento de reembolso.
Dia 13 de agosto, às 17h21 contactou-se a multicare para se iniciar o processo de reembolso.
Para meu espanto a colaboradora disse "Peço imensa desculpa, mas afinal não tem direito a reembolso".
Como argumento disse-me que eu só tinha direito a reembolso caso tivesse realizado o tratamento num hospital da rede multicare e que tinha direito a 8 consultas nessa mesma rede. Acontece que a rede Multicare existe APENAS em PORTUGAL, e eu encontrava-me na TAILÂNDIA.
Uma vez que me encontrava na Tailândia e o meu seguro tem extensão ao estrangeiro eu tive de pagar na totalidade e depois sim, teria direito a 50 por cento do Reembolso (em anexo encontra-se a apólice onde refere estas mesmas condições).
Referi que me encontrava na Tailândia e que uma colaboradora me tinha confirmado que poderia avançar com o tratamento porque tinha direito a reembolso. A senhora voltou a referir que não tinha direito porque não tinha sido num hospital da rede Multicare (que não existe fora de Portugal). O processo seguiu então para o Contencioso e desde então não me disseram mais nada.
No dia 3 de Setembro dirigi-me à Caixa Geral de Depósitos para saber o ponto da situação e perceber realmente se me tinha sido vendido o seguro adequado para o estrangeiro. Confirmado mais uma vez que tinha direito ao reembolso, a colaboradora da CGD ligou para a Multicare para saber como estava o processo.
A colaboradora da Multicare, Sara Gaiato, prontamente disse que ao domingo é um Call Center que trabalha para a Multicare que atende e portanto não há registo de chamadas e não é credível o que é dito.
Eu não escolho adoecer ao Domingo. Eu ligo para o contacto que está no cartão e não tenho de desconfiar da veracidade das coisas que me são ditas uma vez que estou a contactar as pessoas indicadas. Independentemente se é uma empresa que trabalha para a Multicare ao domingo ou não, essa mesma empresa tem acesso ao sistema, tem acesso à minha apólice, e eu quando ligo para o número que me é apresentado no cartão, não estou a ligar para uma empresa ALHEIA, estou a ligar para a MULTICARE.
Ou seja, assumiu uma postura de defesa e de negação sem sequer ter verificado a minha apólice e mesmo tendo apresentado as provas de como tinha sido gravado. Após verificar a situação, disse-nos que o caso estava a ser analisado.
Encontro-me em Portugal desde o final de Agosto, o que significa que já não preciso do seguro para o estrangeiro, e mesmo assim estou a pagar a mensalidade de Setembro para que este processo se resolva.
Pedia que analisassem a situação. Em anexo seguem a apólice e facturas das despesas médicas.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2019