MultiOpticas
MultiOpticas Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
94,8%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
21,2%
Taxa de Retenção de Clientes
19,2%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Grandvision Portugal Unipessoal, Lda
  • Nº1 em Serviços Ópticos

  • 21 323 45 00
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua do Carmo, 102
    1249-063 Lisboa
  • comercial@multiopticas.pt

Multiopticas - Jamais voltarei a uma das suas lojas!!!

Resolvida
1/10
João Gomes
João Gomes apresentou a reclamação
8 de março 2010

Fiquei extremamente desiludido com a Multiópticas.
Já tenha ouvido relatos de experiências negativas, mas pensei que não fossem reais.

Desloquei-me à Multiópticas porque estava desagradado com a visão e a forma como me sentia com os óculos que usava, desde a última mudança de graduação (numa outra óptica). Esta sensação era para mim estranha, pois uso óculos há cerca de 20 anos e nunca tive qualquer problema nem dificuldade em me adaptar a mudanças de graduação. Na óptica onde tinha ido anteriormente não tinham sido capazes de me resolver este problema. Afirmavam que estava tudo correcto com a graduação.

Expliquei toda a situação à optometrista da Multiópticas. Segundo ela, a graduação não estava correcta, havendo um grande deslocamento no eixo do astigmatismo.
Eu disse que tinha dúvidas se deveria substituir as lentes porque já o tinha feito antes, gastando um valor elevado, e não obtendo qualquer melhoria.
A optometrista sugeriu que eu pensasse no assunto e que, entretanto, lhe levasse os óculos anteriores para que me verificasse qual tinha sido a mudança de graduação.
Assim fiz. A diferença entre os dois pares de óculos era mínima, e apenas na miopia.
Continuei indeciso na mudança das lentes. A optometrista sugeriu então que me deslocasse lá no fim-de-semana seguinte, de manhã, para observar novamente o olho, mas desta vez ao início do dia, sem cansaço.

Assim fiz. Desloquei-me novamente à Multiópticas, desta vez já decidido a mudar as lentes, caso a opinião da optometrista se mantivesse.
No entanto, para minha surpresa, a optometrista já não se recordava da mudança de graduação que tinha sugerido da última vez, sendo que, segundo este novo exame, havia apenas uma pequena correcção a fazer na miopia do olho esquerdo.
Fiquei surpreendido com esta mudança, mas como tinha ido já decidido a fazer a mudança e como tinha de tomar uma decisão, acabei por comprar a nova lente para o olho esquerdo.
Isto passou-se num fim-de-semana de Novembro de 2009, ao final da manhã de Sábado.
Paguei o adiantamento e fui para casa.

Já em casa, e reflectindo com mais calma, achei que tinha feito mal em comprar a lente, pois se a mudança na graduação era novamente mínima, certamente não iria resolver o mau estar que me causava a utilização dos óculos desde a mudança de graduação anterior.
Assim, a meio dessa tarde de Sábado, resolvi ligar para a Multiópticas perguntando se ainda seria possível cancelar a compra da lente e reaver o valor adiantado.
Responderam-me que já tinham feito o pedido da lente e que, como era Sábado à tarde, já não era possível ligar para o fornecedor pois estaria fechado.
No entanto, disseram que ligariam na segunda-feira de manhã para o fornecedor, e que, se a lente não tivesse ainda sido fabricada, cancelariam a encomenda. Disseram ainda que me ligariam na segunda-feira de manhã para comunicar a decisão. Perguntei se ligavam mesmo ou se era melhor eu ligar, ao que me responderam que ligariam de certeza.

Como não recebi nenhuma chamada na segunda-feira de manhã, após o almoço liguei para a Multiópticas.
Responderam-me que tinham ligado para o fornecedor de manhã mas que a lente já estava fabricada.
Ora, obviamente, senti que me fizeram de parvo (porque não há outra expressão que possa usar neste caso). No sábado de tarde o fornecedor estava fechado e na segunda-feira de manhã a lente já tinha sido fabricada? E porque não me ligaram conforme prometeram?
Preferia que me tivessem simplesmente dito que, uma vez que tinha pago um adiantamento, já não seria possível cancelar. Teriam sido honestos e não me teria sentido enganado.

Para aumentar o absurdo, esperei um mês (!!!!!) até a lente chegar à loja.
Ora, na segunda-feira seguinte à compra, de manhã, a lente já estava fabricada. Mas tive de esperar um mês por ela?!?!?!

(E se esta história por si só não fosse demonstrativa de uma atenção muito baixa pelo cliente, até poderia falar se um mês para pedir uma lente seria, em alguma parte do mundo, um prazo razoável...)

Como em Dezembro não me encontrava na cidade, só em Janeiro pude ir então à Multiópticas para me colocarem a lente.
Desta vez disseram-me que seriam apenas (!!!) dois dias para enviarem novamente a lente para ser cortada (não cortavam as lentes na loja) e colocada.
Obviamente, já não acreditei neste prazo, e fiquei preocupado em como iria passar os dias sem óculos. Mais ainda, quando trabalho todo o dia em frente dum computador.

As funcionárias da loja sugeriram o uso de lentes de contacto durante este período. Não era uma solução que me agradasse especialmente, pois não as poderia utilizar todo o dia. Mas, não havia uma alternativa melhor.
No entanto, fiquei surpreendido. Quando estava com dúvidas sobre se a alteração na graduação resolveria o problema, ninguém me sugeriu que experimentasse a nova graduação com umas lentes de contacto antes de comprar a nova lente para os óculos...

Para minha (neste momento, já pouca) surpresa, ainda tive de esperar mais uma semana para cortarem e colocarem a lente.

Quando sei que há ópticas que dão aos seus clientes os óculos prontos numa hora, acho incrível como é que a Multiópticas demora um mês para pedir uma lente e mais uma semana para a cortar e montar.
Desculpem, mas, para além da forma desprezível como trataram um cliente (como descrevi em cima), não posso nunca considerar o serviço prestado como melhor que horrível.
No entanto, a história ainda piorou.

Quando cheguei a casa, ao tirar os óculos da cara, reparo que havia algo de estranho com os óculos.
A lente nova, pelo qual paguei quase 100 euros, estava cortada duma forma completamente irregular, que nada tinha a ver com a lente original. Pior que isso, pelo facto de se tratar de uma armação sem aros à volta das dentes, e como o parafuso entrava na lente, também ele, de forma enviesada, a aste do lado da lente substituída fica completamente torta.
Haveria alguma forma de o serviço da Multiópticas ser pior?

Acontece que, a nova graduação não resolveu o problema de desconforto com o uso dos óculos.
Dirigi-me novamente (mais uma vez) à Multiópticas, já que a frase de despedida quando me entregaram os óculos foi "não hesite em voltar se tiver algum problema".
Esperei pela optometrista que desta vez, já sem paciência para sequer me observar, disse que aquela era a graduação correcta e que deveria ir a um oftalmologista.

Nunca pensei que o atendimento e o serviço numa loja da Multiópticas pudesse ser tão mau.
Jamais voltarei a uma das suas lojas.
Vou enviar a relato desta experiência para a DECO e não recomendarei nunca a Multiópticas a ninguém.

Obrigado pela atenção.
Cumprimentos.

Data de ocorrência: 8 de março 2010
João Gomes
João Gomes avaliou a marca
30 de dezembro 2020

Impossível confiar numa marca que presta o serviço descrito na reclamação.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários

Medição errada porque os optometristas não são médicos oftalmologistas.

Nunca se deve ir a nenhuma loja ou optometrista sem se ter ido ao médico oftalmologistas. Este é que deve passar a receita. A loja manda fazer e, mesmo assim, muito cuidado com as medições de eixos e outras que tais.