Multiopticas Marca Recomendada
  • Nº1 em Serviços Ópticos

• 21 323 45 00
  • Rua do Carmo, 102
  • comercial@multiopticas.pt

Multiopticas - Objetivo de vendas com potencial prejuízo da saúde dos clientes

Joana Xisto apresentou a reclamação
6 de dezembro 2022
No passado dia 2 de Dezembro fiz uma consulta de Optometria na MultiOpticas do Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa, não por dificuldades de visão mas apenas por desconforto e ardor oculares. Fiz a consulta e foi-me dito que teria uma graduação de 0,25 e 0,5 dioptrias motivo pelo qual teria de usar óculos, os quais iriam sem qualquer dúvida, segundo a optometrista, resolver a questão da secura da mucosa e consequente prurido e ardor. Sou enfermeira e privilegio a saúde acima de tudo, motivo pelo qual, antes de adquirir os óculos graduados, fui a uma consulta com um médico oftalmologista. O mesmo referiu-me que bastaria hidratar as mucosas conforme necessidade utilizando umas gotas (sem medicamento) e que não deveria utilizar óculos, uma vez que 1/4 de dioptria não afeta em nada a capacidade visual (e de fato eu não sentia qualquer dificuldade neste âmbito). Assim, pude concluir que a Multiopticas atuou meramente com objetivo de vendas em detrimento da promoção da saúde, aconselhando-me a vivamente a gastar umas centenas de euros nuns óculos que, não só não preciso, como poderiam trazer prejuízos ou complicações à minha saúde ocular. Como eu, haverá certamente muitas outras pessoas a quem foi sugerido um "tratamento" dispendioso, desnecessário, e potencialmente danoso, e a falta de conhecimento na área (comum à maioria da população não-médica, como eu própria) ser utilizada como estratégia de manipulação e renda, referindo que o uso de óculos é fundamental para a sáude ocular. Peço por favor bom senso e respeito no que toca à saúde em Portugal. Respeito pelos clientes que assim vão sendo enganados e levados a gastar centenas de euros em algo que em vez de fundamental poderá tornar-se danoso, respeito pelos verdadeiros profissionais de saúde que lutam diariamente pela promoção da mesma, muitas vezes corrigindo estes "tratamentos" prescritos em nome das vendas e respeito pelo próprio trabalho de quem se assume como promotor de saúde e afinal meramente tem como objetivo o lucro. Foi um episódio que me deixou muito triste porque vi uma total sobreposição dos valores económicos sobre os valores humanitários e de saúde.
Bem hajam.
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2022
6 de dezembro 2022
Exma. Senhora Joana Xisto,

Confirmamos a receção da sua reclamação, a qual foi encaminhada internamente para análise.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Melhores cumprimentos,
Departamento Comercial MultiOpticas.
12 de dezembro 2022
Continuo sem obter qualquer resposta sobre esta questão. A qual agradeço receber em breve.
13 de dezembro 2022
Bem hajam.
15 de dezembro 2022
Exma. Senhora Joana Xisto,

Informamos que a sua queixa está a ser analisada pela direção da empresa.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Melhores cumprimentos,
Departamento Comercial MultiOpticas.
Joana Xisto avaliou a marca
28 de janeiro 2023

Não recebi qualquer resposta acerca da minha reclamação em relação à marca promover vendas de “produtos de saúde” sem necessidade médica, apenas em prol de negócio