55.3
  • info@mundodosfatos.com

Suits Inc - Produtos com defeito e recusa de reembolso

Eduardo Rocha apresentou a reclamação
9 de dezembro 2022

No passado dia 1 de Dezembro de 2022, dirigi-me à Suits Inc. no Norte Shopping, com o intuito de adquirir um sobretudo. Em loja, foram me mostradas as opções, e acabei por adquirir duas peças.

Nos dias seguintes usei uma da peças, apenas por diminutos períodos de tempo (deslocações para o escritório), e após duas utilizações, constato que o sobretudo está repleto de borboto (e friso isto, é muito, e tem um aspecto péssimo) na zona dos braços, e na lateral, portanto pelo simples facto de durante duas utilizações de trinta minutos, ter estado em contacto uma com a outra.

Considero inadmissível que uma marca que alega ter produtos de qualidades (fatos clássicos, modernos), acaba por vender ao consumidor produtos que não têm a mínima qualidade, vendendo-os a preços elevados.

Posto isto, voltei a dirigir-me à loja para efetuar a devolução do sobretudo não usado ainda (relembro que comprei dois), visto que verifiquei na etiqueta, e os materiais usados e fabricante são exatamente os mesmos (e portanto o que aconteceu com o primeiro iria acontecer com o segundo), e foi-me dito que apenas fazem o reembolso com créditos em loja.

Não posso aceitar créditos em loja por duas razões, primeiro, está esclarecido que os produtos (sobretudos) não têm a qualidade anunciada, e portanto não vou trocar um sobretudo por outro feito com os mesmos materiais e mesmo defeito. Segundo, não sendo possível à Suits Inc., apresentar-me o produto que eu necessito, sendo que foi essa a razão que me levou à loja e o único determinante de vontade para adquirir um sobretudo, não tem lógica alguma aceitar créditos em loja para adquirir outro tipo de produtos, os quais não preciso, e nunca existiu vontade nesse sentido.

Posto isto, peço o reembolso não só do sobretudo que está por usar (ainda com etiqueta), como do segundo sobretudo, que usei e apresentou defeito passado duas utilizações, que prontamente deixei em loja, para ser enviado para o fabricante com o propósito de confirmar o mau estado do mesmo.

Como será natural, irei até as ultimas circunstâncias para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor.

Data de ocorrência: 9 de dezembro 2022
20 de dezembro 2022

Continuo à espera de resposta. Tenho confirmação que a Suits Inc. já tomou conhecimento da presente queixa, assim como do e-mail que foi enviado.

Resta questionar o porquê de não existir resposta até ao momento.

Gostaria de salientar que o casaco que foi enviado para a fábrica já me foi devolvido, e que simplesmente se limitaram a remover o borboto. Eu tenho uma máquina em casa que faz o mesmo, infelizmente isso não resolve o problema, pois após mais uma utilização irá acontecer o mesmo.

Aguardo resposta.
Suits Inc
20 de dezembro 2022
Boa tarde caro Eduardo,
Após análise no departamento de qualidade das nossas fábricas, foi verificado que o problema apresentado é um caso isolado.
Foi realizada uma limpeza profissional ao casaco e o mesmo não deverá apresentar mais problemas do género.
Salientamos que esta é a nossa análise final.
A decisão inicial mantém-se e de forma a manter a boa relação marca-cliente, no caso de ainda assim requerer a devolução dos casacos, disponibilizamos-nos para a prolongação do prazo de uma nota de crédito no valor dos dois produtos devolvidos para até um ano.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que julgue necessário.

Suits Inc
Customer Care
22 de dezembro 2022

Agradeço desde já a resposta.

Em primeiro lugar, pelo que é público, e possível ver neste site, não se trata de um caso isolado, existindo mais que uma situação semelhante. Para a resolução deste problemas teremos que ser honestos.

Em segundo lugar, o referido casaco um dia após a limpeza profissional já apresenta o mesmo problema.

Em face do exposto, considerando que não é caso isolado (aconteceria novamente com uma substituição), que não vos é possível satisfazer a necessidade que me levou à vossa loja, i.e., a aquisição de um sobretudo com qualidade, sendo essa a única determinante da minha vontade em celebrar este negócio, e que a reparação também não foi possível, pergunto como pensam resolver esta situação.

Saliento novamente que, uma nota de crédito, para usar em loja, para adquirir algo que não fez, nem faz, parte da minha vontade, não é resolução do problema para o consumidor.

Alerto para as novas regras de defesa do consumidor, em vigor desde 1 de Janeiro de 2022, apelando a uma rápida e satisfatória resolução do problema no sentido de preservar a boa relação marca-cliente, nomeadamente, o indicado por mim, com fundamento legal, na reclamação original.

26 de dezembro 2022

Contínuo a aguardar resposta.

Entretanto, fui contacto via telefone pela loja do Norteshopping, que prontamente me ofereceu a mesma solução já oferecida no próprio diz em que me desloquei à loja para reclamar dos casacos.

Isto só demonstra a falta de atenção que existe perante o cliente.

Numa nota positiva, já me foi admitido na já mencionada chamada que de facto existe um problema de qualidade, já reconhecido, pela loja e outros clientes, em relação ao casaco.

Como já referi, venho por este meio requerer a resolução do contrato nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021. O casaco tem defeito, não foi possível a sua reparação ou substituição, pelo que a resolução é o único caminho remanescente.

Espero que a Suits Inc. se mostre uma marca de confiança, e que demonstre que faz um esforço para atender às necessidades e preocupações dos seus clientes, e não uma marca que faz um esforço para atuar nas margens da lei.

Fico a aguardar resposta. Posso ser contactado por esta via, ou por e-mail e telefone.

Esta será a minha última comunicação antes de resolver o caso através dos meios legais.