Câmara Municipal de Alcobaça
Município de Alcobaça

Biblioteca Municipal de Alcobaça - Reclamação

AMF
AMF apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2019 (editada a 6 de março 2019)

No dia 27 de Fevereiro, eu estive a estudar durante a tarde nas instalações da Biblioteca de Alcobaça. E foram as imensas situações que duvidei da simpatia das funcionárias e do seu respectivo profissionalismo. Aliás, prefiro ir às duas bibliotecas da Nazaré devido aos contratempos que tenho tido nesta biblioteca. Não fiz por mal. Ao sair depois da hora, mas é impensável atitude que obtive e a resposta insultuosa de uma delas.

Infelizmente atrasei-me, cinco minutos. E um dos funcionários informou-me que já era hora de fecho da biblioteca e prontamente arrumei e desci. E trouxe comigo todos os livros que retirei das prateleiras e outros que pretendia requisitar. E, antes de falar, já estava a ser atacada por não poder requisitar todos os livros que detinha.

E quando, tive oportunidade para falar e pedi para requisitar fui informada que já não o podia fazer por passar 5 minutos. O sistema informático tem o seu fecho antes das 18 horas. E aparentemente também é impossível requisitar os livros manualmente. Questiono-me como é que fazem para requisitar livros quando o sistema falha ou quando não existe eletricidade. E que não podiam usar o livro de requisições manual, porque demorava mais assinar…

Parece que estou a pedir muito, por pertencer uma geração que acha que mais direitos que deveres, mas não é o caso. Esta situação que me leva a escrever uma reclamação é porque começa a somar situações despreziveís e nunca vistas por mim nas outras bibliotecas.

E perante um rol de situações usadas como desculpa, que pedi para requisitar foi-me sempre negado o empréstimo, por passar 5 minutos fora do horário estabelecido das funcionárias. E, além disso, ainda fui acusada que deixei passar a data de devolução duas vezes, quando isso só sucedeu uma vez. E considero que estes tipos de insinuações são desprezíveis e dispensáveis. Mas, as senhoras pressupõem que detém algum tipo de poder ou ajuízam que estão acima dos outros.

Infelizmente no final ainda ouvi as funcionárias a insultar-me quando sai. E acusaram-me que as chamei de estúpidas e ao voltar, para surpresa delas, para pedir o livro de reclamações foi me negado, porque já passava da hora de funcionamento da biblioteca. E que demorava ainda mais.

Isto é irónico.

Não é a primeira vez que vejo a intransigência, a falta de capacidade de atendimento nas funcionárias da biblioteca de Alcobaça. Há situações que vejo que são únicas nesta biblioteca. Em outras situações, vi a brusquidão e falta de vontade no atendimento.

Em outras bibliotecas nunca me foi obstruído e em diversas áreas de trabalho os funcionários saiem normalmente depois da hora e não antes. E, assim, que sai olhei para o relógio e eram apenas 18h06.

Já diversas vezes fui penalizada por requisitar livros nesta biblioteca. E uma delas fiquei penalizada 20 dias por um atraso na entrega de livros que requisitei. E aparentemente ao passar da data o usuário fica penalizado alguns dias para requisitar o livro novamente. Uma outra situação que me recordo que não gostei foi o facto de pedir para digitalizar o livro e a funcionária disse-me para realizar eu mesma a tarefa. E nem se levantou uma única vez. Já tinha lido o livro, mas necessitei de verificar alguns pontos para retirar para um estudo que estou a realizar.

É muito chato obrigar os outros a trabalhar mais um bocadinho, especialmente quando desligam o sistema antes dos usuários da biblioteca saírem e não depois, pois os funcionários têm que pontualmente sair às 18 horas.

Já enviei a mesma reclamação para o livro de reclamações online, assim, deste modo, não fiz as senhoras aguardar ou sairem mais tarde do seu trabalho.

Cordialmente,

AMF