Município de Amarante

Câmara Municipal de Amarante - Falta de resposta

Rosa Maria Salgado
Rosa Salgado apresentou a reclamação
19 de julho 2022
Efectuei um pedido de esclarecimento há cerca de 2 meses e não obtive resposta. Será que os serviços têm capacidade para o fazer? Já quando efectuei 2 queixas demoraram 4 meses a resolver. Incompetência ou falta de capacidade? Ainda aguardo resposta.
Data de ocorrência: 19 de julho 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Agradeço a exposição apresentada. Conforme combinado telefonicamente, informo que a mesma foi remetida aos serviços municipais, para diligenciar no sentido de resolver o problema descrito. Quando houver mais desenvolvimentos, comunico.
Obrigado pela compreensão.

Nuno Moreira
Chefe do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos e da Qualidade
30 de julho 2022

Agradeço informação e aguardo resposta rápida pois os munícipes têm que cumprir prazos senão os processos são arquivados e a Câmara responde quando quer e lhe apetece.
Cumprimentos
13 de agosto 2022
Ainda aguardo resposta sobre o meu pedido de esclarecimento. Já passaram 2 meses e nada. Onde está o direito à informação? E o cumprimento do preceituado no CPA?? Continua a imperar a falta de capacidade e lentidão!
16 de agosto 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Agradecemos a exposição apresentada. Informamos que o assunto está a ser tratado pelos serviços municipais, no sentido de resolver a situação mencionada. Quando houver mais desenvolvimentos, comunicamos.

16 de agosto 2022
Agradeço informação. No entanto questiono quanto mais tempo??? O pedido de esclarecimento é de 8 de Junho! A falta de resposta só me está a causar problemas e danos que certamente alguém terá que se responsabilizar.
18 de agosto 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

De acordo com ofício que lhe foi remetido, datado de 17.05.2022, foi-lhe disponibilizada a informação da Fiscalização Municipal, de 07.04.2022, proferida no processo 118/2021-URB EXP, de onde resulta que a denúncia por si apresentada em 05.08.2021, foi objeto de inspeção ao local no dia 10.08.2021 e verificou-se que no prédio alvo de denúncia estava instalado e em funcionamento um estabelecimento de bebidas, aberto ao público e com apoio de uma piscina, também aberta ao público, em desacordo com o uso fixado, razão pela qual foi elaborada participação para efeitos de instauração de processo de contraordenação por utilização em desconformidade com o uso autorizado, (processo 59/2021-P.COG).
De igual modo, para reposição de legalidade, foi notificado o visado para, num prazo de 60 dias, atendendo ao período pandémico que então ainda se vivia, proceder à legalização da utilização, sob pena de não o fazendo ser ordenada a cessação de utilização do imóvel.
O visado no dia 05.09.2021 procedeu à cessação da atividade e, em 05.11.2021 e apresentou neste Município pedido de alteração da utilização, ao qual foi atribuído o n.º 11/2021-AU.AUT, e do qual resultou a emissão, em 29.11.2021, do alvará de alteração de utilização n.º 248/2021, conferindo ao Rés-do-Chão do prédio objeto da denúncia formulado por V. Exa. autorização para utilização com o fim de comércio e serviços, repondo assim a legalidade.
No que concerne à ocupação do espaço exterior, foi apresentado em 06.04.2022, processo de licenciamento para efeitos de legalização de obras de construção de dois alpendres e de um anexo, processo nº 88/2022-LE.EDI, uma vez que embora inicialmente prevista a execução de pérgulas, as mesmas foram fechadas lateralmente e, assim, deixaram de integrar o conceito de escassa relevância urbanística.
Relativamente às disposições relativas ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, encontram-se previstas nos artigos IV/1º A IV/6º do Código Regulamentar do Município de Amarante. Importa salientar o disposto no artigo IV/2º - "Os estabelecimentos a que se alude no artigo anterior têm, nos termos da lei, horário de funcionamento livre, sem prejuízo do disposto nos artigos seguintes".
Assim, espero que a presente informação esclareça todas as dúvidas por si suscitadas.

18 de agosto 2022
Agradeço a informação mas nada de novo me informaram, aliás o meu pedido de esclarecimentos aborda pontos que ainda não me foram respondidos.
O fato de estar a licenciar obras clandestinas tão somente é obrigação de qualquer cidadão, e os autos de contra ordenação? Não se elaboram? Que eu saiba qualquer construção executada sem licenciamento é alvo de processo certo?
As construções são de 2020 e 2021,
Lá porque estão a ser licenciadas já chega? Então neste caso poderei primeiro construir e depois licencio e ainda me agradecem.
Aguardo informação.

23 de agosto 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Conforme informado anteriormente, foi instaurado um processo de contraordenação, o qual corre termos na Divisão de Serviços Jurídicos e Fiscalização.

23 de agosto 2022
Exmos Senhores,
Agradeço resposta, no entanto penso que não entenderam a minha questão.
Tenho conhecimento pela notificação recebida desse município, que se encontra a decorrer um processo de contra ordenação mas que é relativo à utilização do edifício (Exposição que efectuei no ano passado).
A minha questão é que nunca foi referido qualquer processo de contra ordenação relativo às construções clandestinas e que já foram pelo menos 1 delas construída/alterada há 2 anos, (Exposição que efectuei este ano).
Ou seja estamos a falar de 2 situações distintas. E novamente insisto na resposta do meu pedido de esclarecimento, no qual tem diversos pontos que pretendo seja esclarecida.
Aguardo informação.

2 de setembro 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Agradecemos a exposição apresentada. Informamos que o assunto está a ser tratado pelos serviços municipais, no sentido de resolver a situação mencionada. No que respeita ao processo de contraordenação, informamos que o mesmo corre termos na Divisão de Serviços Jurídicos e Fiscalização.

2 de setembro 2022
Boa Tarde,

Desde já agradeço informação recebida e aguardo resposta não só a questão que coloquei como ao email que enviei na passado dia 8 de Junho.

CORDIAIS CUMPRIMENTOS
16 de setembro 2022
Ainda aguardo resposta.

1 de outubro 2022
Exmos senhores,
Novamente se confirma! e pela 3a vez! Já vamos a caminho de 4 meses e sem resposta. Será que a lei mudou e não tive conhecimento??
Será que também poderei pagar os meus impostos à Câmara passado 4 meses?? Novamente, encontramos - nos num país onde os municípios fazem o que querem e só os cidadãos é que têm deveres. Vergonha!
Ainda aguardo resposta.

6 de outubro 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Conforme informado anteriormente, na Divisão de Serviços Jurídicos e Fiscalização corre termos um processo de contraordenação. Agradecemos a sua compreensão, no sentido de aguardar pela conclusão do mesmo.

7 de outubro 2022
Exmos Senhores,
Agradeço resposta, no entanto o fato de estar um processo de contraordenação a decorrer certamente não responde ao meu pedido de esclarecimento que enviei no passado dia 8 de Junho Com Pontos importantes a justificar. Assim ainda aguardo que me notifiquem via postal com resposta item a item, já que o prazo para resposta de há 4 meses já se extinguiu imcumprindo o preceituado no CPA.
Desta forma continuo aguardar resposta.

Cordiais Cumprimentos
12 de outubro 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Agradecemos a exposição apresentada. Relembramos que o processo de contraordenação corre termos na Divisão de Serviços Jurídicos e Fiscalização, bem como, o pedido de esclarecimentos referente ao processo GSP 88/2022 LE-EDI, registado com número 15298/2022 EXT, o qual está a ser analisado naquela Unidade Orgânica.

28 de outubro 2022
Aguardo ainda serenamente por resposta.

28 de outubro 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Conforme mencionado no passado dia 12, informamos que o processo ainda se encontra em análise na Divisão de Serviços Jurídicos e Fiscalização.
Gratos pela sua compreensão.

12 de novembro 2022
Exmos senhores,
Continuo aguardar serenamente pela resolução do assunto. Ainda não fui notificada via postal conforme deveria ter sido do desenvolvimento do processo nem recebi resposta ao meu pedido de esclarecimentos já lá vão 5 meses. Espero que ainda seja para este ano não??? Para além disso o estabelecimento continua a laborar num local sem licença e nem sequer há mandado de cessação de utilização! Certamente também estará no dept. Jurídico e de Fiscalização não??

Cordiais Cumprimentos
22 de novembro 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Agradecemos a exposição apresentada, a qual mereceu a melhor atenção e análise por parte dos serviços municipais. Assim, atento o teor dos elementos e dados constantes na respetiva informação e, conforme solicitado por V. Exa., informo que a notificação ser-lhe-á remetida por via postal.

23 de novembro 2022
Exmos Senhores,

Não poderei dar esta queixa/reclamação como resolvida, até porque nada ainda a Câmara de Amarante fez.
O bar trabalha na mesma e ninguém faz nada. Portanto, resolvida como???

7 de dezembro 2022
Exmos senhores,
Enviei na passada semana novo pedido de esclarecimento, pelo que aguardo resposta.

9 de dezembro 2022
Exma. Senhora Rosa Salgado,

Agradecemos a exposição apresentada, a qual mereceu a melhor atenção.
Atento o teor dos elementos e dados constantes no procedimento, informamos que a notificação foi remetida por via postal, conforme solicitado por V. Exa.

9 de dezembro 2022
Exmos senhores,

Desde já agradeço informação recebida.

Rosa Maria Salgado
Rosa Salgado avaliou a marca
22 de dezembro 2022

Muita falta de profissionalismo e respeito para com os munícipes.