Câmara Municipal de Chaves
Câmara Municipal de Chaves
Performance da Marca
54.6
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
92,4%
Taxa de Solução
29,4%
Média das Avaliações
40%
Taxa de Retenção de Clientes
66,7%
Ranking na categoria
Município de Chaves
  • 276340500
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Praça Camões
    5400-150 Chaves
  • municipio@chaves.pt

Câmara Municipal de Chaves - Prédio da câmara por intervencionar

Sem resolução
1/10
Maria
Maria apresentou a reclamação
17 de outubro 2022 (editada a 18 de outubro 2022)
Caros senhores, no dia 14/10/22, testemunhei no local infra-mencionado, um indivíduo com uma vassoura doméstica, um alicate e uma senhora guardiã de uma escada, pela qual o indivíduo acedeu à parte do edifício em ruínas sito na Rua dos Gatos, e que também abrange a Rua da Ordem Terceira. O prédio apresenta vegetação mais que densa, é propriedade da Câmara Municipal de Chaves e não é intervencionado há décadas. Ocorre que o indivíduo, mandatado por vossas altezas, realizou uma intervenção absolutamente rudimentar e tosca, pois apenas aparou algumas arestas da densa vegetação, que já estava a ocupar o espaço aéreo da Rua dos Gatos e quase a aproximar-se da minha habitação na parte traseira. Eu diria mesmo que foi uma intervenção estética no campo da flora à la Kim John Un , ou seja, um corte herbal de padrão único em uma das faces do prédio denso em vegetação, onde já floresce uma floresta que serve de habitat a ratos e toda a sorte de bicharada. Além disso, ameaça a segurança dos cidadãos devido ao risco de incêndio em qualquer época do ano. A gestão socialista da autarquia tem destas graciosidades políticas que seriam hilariantes se não fossem deprimentes. Para completar este quadro pictórico surreal, a autarquia parece ter dado o assunto por resolver como resolvido, como bons democratas à la Kim John Un que são. Aguardo intervenção em tempo útil, caso contrário, recorrerei a todos os mecanismos à minha disposição. Saudações cordiais desta munícipe que sempre vos considera.
Data de ocorrência: 17 de outubro 2022
Câmara Municipal de Chaves
18 de outubro 2022
Muito bom dia,
A sua comunicação foi enviada para análise, tal como referido na sua anterior comunicação no Portal A Minha Rua.
Agradecemos desde já o seu contacto
Cumprimentos
Maria
2 de novembro 2022
Bom dia.

Pretendo saber o ponto da situação. Relembro que recorrerei a outros organismos se o problema for ignorado, como é prática usual.
Cumprimentos.
Maria
16 de novembro 2022
Caros senhores,

Continuo a aguardar resolução da questão.

Cumprimentos.
Maria
30 de novembro 2022
Caros senhores /as:

Relembro que pretendo saber o ponto da situação em relação ao assunto em epígrafe.

Aguardo.
Maria
28 de dezembro 2022
Caros senhores,

Esta é a quarta mensagem que envio, a fim de ser inteirada do ponto da situação. Como é usual, tenho sido ignorada. Aguardo resposta em tempo útil, caso contrário recorrerei a outros organismos.
Cumprimentos.
Câmara Municipal de Chaves
2 de janeiro 2023
Tal como informado anteriormente o assunto está com a proteção civil. Iremos tentar saber junto dessa entidade o ponto de situação,
cts
Câmara Municipal de Chaves
6 de janeiro 2023
Muito bom dia, após alguns contactos efectuados, e sabendo que o edifício em questão não pertence ao Município de Chaves as sim à Paróquia de Santa Maria Maior, venho por este meio informar que deu entrada, neste Município, um projecto para recuperação do imóvel em causa, estando neste momento em fase de análise de projecto.
Quer isto dizer que o imóvel vai ser alvo de intervenção e recuperação o que irá garantir a sua limpeza e manutenção.
Melhores cumprimentos
Maria
23 de janeiro 2023
Caros senhores,

O facto de haver um projecto para recuperação do ESPAÇO em RUÍNAS não impede que se diligencie para a respectiva manutenção e limpeza. Está situação se arrasta há QUASE DUAS DÉCADAS e é inaceitável, tanto do ponto de vista da salubridade do espaço público, como do ponto de vista do direito à segurança dos munícipes.
Segundo informações de que disponho por outras fontes, o projecto já foi aprovado há muito tempo e não está em fase de análise, como mencionado. Fui contactada pela Sra. *****, que descartou responsabilidades da CM de Chaves e se comprometeu a enviar notificação à Paroquia, mas, pelos vistos, não houve qualquer iniciativa para tentar resolver a questão, o que não surpreende, tratando-se da CM de Chaves, que sempre primou pela INACÇÃO, sempre que o assunto se relaciona com os legítimos interesses e direitos dos munícipes. É lamentável a vossa conduta, e sempre será. A CM de Chaves é óptima para o clientelismo político. Bom repasto...

Saudações.
Câmara Municipal de Chaves
23 de janeiro 2023
Caríssima, não foram descartadas as responsabilidades da Câmara, apenas lhe foi informado que ao contrario do que dizia nas suas comunicações, o edifício por si identificado, pertence à paroquia de Santa Maria Maior, razão pela qual não havia qualquer responsabilidade por parte deste Município em fazer qualquer intervenção ou manutenção.
Foi comunicado à proteção civil como é pratica comum nestes casos.
Contudo e como pode verificar, continuamos com o seu assunto, mesmo estando este com a proteção civil, tendo tido o cuidado de a informar dos últimos avanços por nos realizados em relação à matéria e com avista a manter informada sobre o assunto.
Lamento que o nosso cuidado, que não era obrigatório, seja visto como incompetência. Da nossa parte nada mais temos a informar.
Melhores Cumprimentos
CMC
Maria
23 de janeiro 2023
Caros senhores/as,

Lamento esclarecer que, no que respeita à matéria em apreço, os "vossos cuidados" não são "cuidados". Os senhores/as expressam-se como se estivessem a fazer-me um grande favor, mas não estão. Eu é que vos faço um grande favor em sensibilizá-los para a necessidade de dar resposta eficaz, e em tempo útil, a problemas concretos que afectam a comunidade, que deveria merecer os "vossos cuidados", pois todos pagamos impostos mais que avultados para o efeito. Os munícipes têm direitos básicos, pelo menos em teoria, como o direito ao usufruto de condições de salubridade nos espaços públicos (a ruína em questão é propriedade privada, mas a ausência de manutenção e limpeza já está a afectar o espaço público) e o direito à segurança. Este problema está a ser literalmente arrastado no tempo, e não há um comprometimento sério por parte da CM de Chaves no sentido de pressionar a Paróquia para que se resolva o problema. Directa ou indirectamente, a solução deste problema também deveria ser da competência da CM de Chaves, pois poderia intervir para resolver um problema comunitário. Por que razão a Protecção Civil não actua? Diligenciar para que se proceda a uma simples limpeza de um terreno em ruínas abandonado há quase duas décadas em pleno Centro Histórico é uma tarefa assim tão impossível de realizar? Não me parece, e esta morosidade apenas traduz ausência de vontade política em resolver questões simples que afectam diariamente a vida quotidiana dos cidadãos. Se lhe chamam incompetência, concordo, mas é mais que isso. É negligência, é indiferença, é total descaso e menosprezo dos direitos cívicos elementares dos munícipes, sempre atropelados. Informo que continuarei a observar atentamente, e "ad "aeternum", o resultado dos vossos "cuidados" em relação a esta matéria. O universo é infinito e o tempo também.

Saudações.
Maria
23 de janeiro 2023
Caros senhores/as,

Relembro que, no último contacto estabelecido com a funcionária da CM de Chaves, Sra. *****, esta se comprometeu a enviar uma notificação à Paróquia, no sentido de pressioná-la a proceder à limpeza do terreno, sob pena de aplicação de multa. A notificação foi realmente enviada? Se a Protecção Civil foi informada pela CM de Chaves, por que razão não actua? Por que razão o problema se mantém irresolúvel se, de facto, e como os senhores/as referem, é alvo dos vossos "cuidados"? Há aqui ausência de coerência, ou seja, o discurso não se coaduna com a prática, é um discurso meramente demagogo, pautado por promessas vãs, como é usual no 'milieu' político. Além disso, os senhores/as reagem sempre com achaques de virgens ofendidas sempre que confrontados com as legítimas indignações dos munícipes, e na realidade são cúmplices dos atropelos de direitos básicos no que diz respeito a esta matéria e não só. Não se justifica a vossa inacção. Se, de facto, se comprometeram (e prometeram) intervir, então ajam em consonância!

Saudações.
Maria
Maria avaliou a marca
13 de março 2023

A atitude da CMC de Chaves pautou-se por manifesta má vontade e muita demagogia política, mas não surpreende. Da CMC e respectiva clientela política nada se espera.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.