Município de Mealhada - Obras - Vila do Luso

José Guerra apresentou a reclamação
14 de agosto 2021
Obras Vila do Luso – Mealhada
Somos da zona de Lisboa e temos por hábito passar férias de verão na vila do Luso, local bucólico e tranquilo. Acontece que há cerca de 3 anos até à presente data somos confrontados com obras durante os meses de verão. Recentemente, neste mês de Agosto de 2021, estivemos uns dias nesta vila. Uma vez mais fomos confrontados com obras diversas, desde asfaltamento até obras de requalificação junto ao lago principal, anexo às piscinas municipais do Luso. O Lago, em particular, é uma atração para as crianças e adultos sendo um local bastante aprazível pela flora presente. O problema é que para chegar ao lago, neste momento, temos um traçado confuso e com deficiente sinalização com várias armadilhas pelo meio, de tal forma que a minha esposa sofreu uma queda devido, precisamente, à má sinalização/posicionamento das redes delimitadoras de obras perto do acesso para as piscinas. Por sorte esta queda não teve consequências maiores, apenas algumas escoriações. No entanto podia ser bem mais grave.
Não temos nada contra as obras. Estas devem existir para servir os utentes e os seus munícipes em particular. Tudo o que for abonatório e a favor do desenvolvimento local é de salutar. Mas por favor, tentem fazer as obras nos meses de menor procura turística, minimizando o caos, seja ao nível do ruído, seja ao nível da segurança, sinalizando as obras devidamente, criando percursos alternativos e seguros às pessoas. Quando pensamos que vamos usufruir de umas férias tranquilas, estas poderão tornar-se num autêntico pesadelo.
Data de ocorrência: 13 de agosto 2021
Estimado José Guerra,
Agradecemos o seu contacto que nos ajuda a melhorar e a resolver os problemas que afetam os cidadãos. Iremos partilhar a sua comunicação com os respetivos empreiteiros, mas queremos alertar que uma empreitada contempla um projeto de execução, com um conjunto de requisitos onde se inclui a sinalética, a segurança e o ruído, que são previamente validados. No que se refere à execução, a autarquia enfrenta vários constrangimentos à gestão de obra, nomeadamente os requisitos dos procedimentos de contratação pública e a necessidade de condições climatéricas adequadas para a realização de determinadas intervenções, como é o caso da empreitada do lago do Luso.
30 de agosto 2021
Obrigado pela vossa resposta!
A sinalética, neste caso, existe e não está em causa a logística em termos de segurança que parece cumprir em termos gerais. Ainda assim, o traçado de acesso ao lago, na minha opinião, estava confuso - isto à data dos factos -, salvo erro a 14 de Agosto. O problema estava numa das redes delimitadoras vermelhas perto do acesso às piscinas municipais/parque infantil que supostamente deveria estar na vertical e se encontrava tombada no chão, possivelmente para facilitar a entrada e saída de máquinas. A minha esposa pisou inadvertidamente essa rede, tendo tropeçado e caído. Felizmente correu tudo relativamente bem e o incidente não passou de algumas escoriações e nódoas negras. Todavia, fizemos questão de alertar para prevenir possiveis acidentes.
Relativamente às contingências das obras em termos de execução, enfim, compreendemos a situação, embora fosse preferível de uma outra forma.
Melhores cumprimentos,
José Guerra avaliou a marca
30 de agosto 2021

O meu feedback, apesar do incidente, é positivo.