Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
60%
Tempo Médio de Resposta
29%
Taxa de Solução
40%
Média das Avaliações
31,4%
Taxa de Retenção de Clientes
14,3%
Ranking na categoria
Muon Electric, Lda
  • 223205904
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Duque de Loulé, nº 181, 1.2
    4000-324 Porto
  • info@muon.pt

Muon - Mentiras ao consumidor e atitudes ilegais

Resolvida
1/10
Rita Maria da Silva Figueira Mendes
Rita Mendes apresentou a reclamação
21 de abril 2020
A "Muon Eletric" recusa-se a emitir a minha fatura mensalmente com a justificação do atraso de envio dos dados de consumo pelo operador de rede de distribuição.
A última fatura foi emitida em 28-02-2020 tendo já enviado posteriormente 2 vezes a leitura do contador que ainda por cima já é dos inteligentes.
A "Muon Eletric" afirma que é a ERSE que impõe esta obrigação o que não é verdade.
No Site da ERSE está bem claro as regras de leituras aos contadores.
“A leitura comunicada pelo consumidor tem o mesmo valor que a leitura feita pela empresa de eletricidade e prevalece sobre qualquer estimativa de consumo”
Perante esta atitude, vou proceder a mudança de comercializador pois prefiro uma empresa honesta que assuma os problemas sem passar a responsabilidade para terceiros.
Data de ocorrência: 21 de abril 2020
Muon
24 de julho 2020
Estimada Cliente,

A Muon Electric é uma empresa de comercialização de energia elétrica no mercado liberalizado, cuja atividade consiste, precisamente, no fornecimento de energia, cabendo ao Operador de Rede de Distribuição competente pela área geográfica em causa, e que no caso é a EDP Distribuição, o ónus de validar as leituras dos códigos de ponto de entrega (sejam elas reais ou estimadas) e de as reportar à nossa empresa para que esta possa, posteriormente, proceder à correspondente faturação e cobrança ao cliente. Assim, a Muon Electric é um agente passivo no que concerne à validação das leituras, incluindo-se essa função na esfera de responsabilidades do ORD – Operador de Rede de Distribuição.

No caso em concreto, confirmamos que as leituras foram comunicadas pela Cliente. Porém, verificamos diversos constrangimentos na receção desta validação por parte do Operador de Rede de Distribuição. A receção dos ditos consumos é, conforme se aclarou, uma condição necessária para a emissão da sua fatura.

Este circunstancialismo não serve, obviamente, o interesse do cliente – cuja expectativa é a de receber uma fatura com periodicidade mensal e, sempre que fornece leituras, que a mesma reflita o consumo real – e nem da Muon Electric, que também vê adiado o seu direito ao recebimento pelo fornecimento.

Assim sendo, lamentamos o atraso na emissão da sua fatura, bem como quaisquer constrangimentos decorrentes desta situação.

Estamos disponíveis para o esclarecimento de qualquer outra questão.
Rita Maria da Silva Figueira Mendes
Rita Mendes avaliou a marca
25 de julho 2020

Resposta da marca não consoante com o que a lei indica.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.