TVDE, Táxi e Veículos Ligeiros

FREE NOW - Cobrança inapropriada

Alda João Andrade
Alda Andrade apresentou a reclamação
2 de janeiro 2020
No dia 1 de Janeiro de 2020, pelas 23:45 fiz um pedido, através da aplicação FreeNow requisitando o serviço Lite. Aquando da reserva da viagem, indicava um preço de 22,50 cêntimos (aproximadamente, após aplicação de um cupão de desconto de 5 euros) para uma viagem entre a Estação de Lisboa Oriente e Quinta do Anjo.
Espantosa e inesperadamente, no final da viagem o Sr Motorista da FreeNow apresentou-nos um valor de 40,20 euros ao qual ainda acrescia o valor da portagem da Ponte Vasco da Gama (sendo que no sentido Sul a Ponte Vasco da Gama não cobra portagem!!!). Ainda tentamos explicar que não podia ser e que já tínhamos utilizado o serviço e nunca nos tinham feito pagar mais do que o valor que surge aquando da reserva. Todavia, o senhor mostrou-se exasperado e irredutível.
Depois de vários minutos de discussão, e face à hora já avançada (passava das 00:30), decidimos pagar - ainda que apulso!

Espero, sinceramente, que esta situação se resolva.
Data de ocorrência: 2 de janeiro 2020
FREE NOW
Olá Alda,

Muito obrigado pelo seu contacto e preferência.

Lamentamos a situação que reporta. Porém e, pelos nossos registos, a viagem em questão foi requisitada como uma viagem de táxi normal daí que o valor a cobrar seja o indicado pelo taxímetro. Para que o preço cobrado seja um preço único final, tem sempre que seleccionar o LITE como a opção a requisitar.

Verificamos que o valor cobrado foi o correcto para o percurso realizado. Destaque para o facto de que o voucher de 5€ foi aplicado pelo que o valor total final pago foi 37,6€ em vez dos 42,6€ inseridos pelo motorista e indicados pelo taxímetro no final da viagem.

Infelizmente não conseguimos encontrar outras viagens equivalentes e associadas ao email de onde nos escreve pelo que apenas lamentamos o comportamento indevido do motorista e a experiência menos positiva com o mesmo. Pretendemos trabalhar com motoristas que cumpram os elevados padrões de qualidade que lhes impomos. Para tal, acompanhamos os motoristas e fazemos questão de dar formação adequada.
No entanto, e considerando o sucedido, o condutor em causa será contactado de acordo com os nossos procedimentos e serão tomadas as medidas adequadas de forma a que uma situação semelhante não volte a ocorrer.

Em nome da FREE NOW pedimos desculpa por qualquer inconveniente causado. Qualquer outra questão não hesite em contactar-nos através dos nossos canais normais de apoio ao cliente: ajuda@free-now.com.

Melhores cumprimentos,
Alda Andrade
Agradeço a resposta.
No entanto, não corresponde à verdade. Fiz o requerimento da viagem LITE!
Porque haveria de fazer um pedido de uma viagem de táxi normal, sabendo eu que esta é sempre mais cara e cujo preço nem é especificado a priori, quando tinha à minha disposição uma viagem cujo preço eu conhecia e que era bastante inferior?

Além dessa lamentável situação, continuo sem conseguir entender o porquê de me ser cobrada uma portagem inexistente...

Em suma, consigo entender que a FreeNow responde às reclamações com total parcialidade, infelizmente.
FREE NOW
10 de janeiro 2020
Olá Alda,

Muito obrigada pelo seu feedback e desde já as nossas desculpas pela resposta tardia.

Infelizmente e, pelos nossos registos verificamos que o pedido requisitado foi efectivamente de um táxi normal. Porém e, não discordando da opção devidamente requisitada, entrámos em contacto com a nossa equipa técnica para que, e afim de evitar casos futuros, seja possível que na aplicação se verifique essa mesma distinção no histórico das viagens.

Relativamente ao valor da portagem cobrada, que pelos nossos registos foi informado pelo motorista, verificamos que efectivamente houve um erro do mesmo ao colocar o valor da mesma. O valor correcto seria 2,85€ e não os 2,4€ pelo que ainda pagou um valor inferior. Por lei, as portagens são responsabilidade do passageiro (num Táxi normal ou Táxi LITE) pelo que a mesma foi cobrada devidamente. Em anexo, enviamos as tarifas praticadas pelo sector do táxi.

Mais uma vez pedimos-lhe desculpas por uma primeira experiência menos positiva. Um dos nossos grandes objectivos é a satisfação dos nossos clientes e é esta que nos faz estar continuamente a melhorar para corresponder às expectativas.

Qualquer outro assunto não hesite em contactar-nos.

Esta resposta tem um anexo privado