55.3
Clube Internacional do Livro – Edição e Comércio de Livros a Crédito, SA
  • NaturaLar é uma marca dedicada a serviços de remodelação de interiores de habitações que forma parte do Grupo CIL, um dos grupos mais importantes do nosso país, com mais de 25 anos de experiência e composto por mais de 30 empresas nacionais e internacionais.

• Rua da Indústria nº 4,
    2614-517 Amadora
  • naturalar@cilsp.com

NaturaLar - Cobrança abusiva antes de a obra estar concluída

Carlos Ferreira Barrigas
Carlos Barrigas apresentou a reclamação
9 de setembro 2020 (editada a 4 de maio 2021)
Em 8/7/2020 fiz um contrato para subtituição de uma banheira por uma base de duche e colocação de divisória com portas de correr com a empresa, tendo optado pelo pagamento total no mês seguinte à conclusão da obra.
No dia 12/8, contactei a Naturalar e pedi para alterar a divisória por um vidro. A Naturalar informou-me que era possível colocar um vidro mas, devido à proximidade da obra e porque já não havia tempo para fazer um vidro com outras dimensões, teria que aceitar a colocação de um vidro que existia em armazém, com 108 cm, limitação que aceitei de imediato.
A obra teve lugar nos dias 19 e 20/8.
No dia 20/8 percebi que os técnicos, subcontratados, tinham colocado a divisória com as portas de correr, em vez do vidro.
Pedi aos técnicos que parassem a obra e que contactassem a Naturalar, o que fizeram de imediato. Os serviços da Naturalar reconheceram, quer aos técnicos, quer a mim, que tinha havido um engano no envio do material para a obra.
Confrontados com a situação de retirar imediatamente o material instalado, mantendo os buracos já feitos na parede para fixação da estrutura das portas de correr, ou com a possibilidade de procurar um acordo posterior com a empresa, optei por manter o material colocado e procurar um entendimento posterior. No dia 21/7 recebi a visita de uma arquiteta da Naturalar a quem expus os erros identificados e a quem apresentei uma proposta de acordo. Procurando um entendimento, propus à Naturalar uma redução ao valor do contrato que a Naturalar não aceitou. Em contrapartida a Naturalar contrapropôs um abatimento irrisório que não aceitei devido aos graves defeitos que a obra apresentava.
No dia 27/8 fiz chegar um email à Naturalar no qual expus os vários defeitos da obra e fiquei a aguardar uma resposta.
No dia 28/8 fui contactado pela Naturalar, tendo-me sido dito que a obra para colocação do vidro e correção dos defeitos seria agendada brevemente.
No dia 9/9 percebi que, apesar de a obra não estar concluída, a Naturalar debitou da conta bancária o valor total da obra (2384.00 Euros).
O contrato refere que o pagamento é feito no mês seguinte à obra e ela não concluída mas já foi paga.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2020
13 de outubro 2020
Depois de me deslocar â sede da Naturalar (19/9) e reunir com duas colaboradoras, fui informado que iria ser contactado até ao final da semana para resolver a situação. Hoje, 3 semanas depois, continuo à espera do dito contacto.
13 de outubro 2020
18 de dezembro 2020
Após tentativa de resolução dos problemas identificados, aguardo que a Naturalar resolva o defeito ocasionado pelo erro na medida da base de duche colocada, que faz com que a porta do lado esquerdo não abra completamente e não seja possível, por exemplo, entrar no duche com uma cadeira de rodas, principal motivo que nos levou a optar pela substituição da banheira.
27 de janeiro 2021
apesar de vos ter enviado email pedindo solucionamento da situação, me ter deslocado pessoalmente à vossa empresa onde reuni com o responsável da empresa e uma outra pessoa, e me terem garantido que iriam responder em 2 dias, continuo sem solução para o meu problema. Agradeço solução muito breve pois estou a ultimar ação no Julgado de Paz que acionarei no início da próxima semana.
Cumprimentos

NaturaLar
3 de maio 2021
Estimado Cliente,
Em resposta à sua reclamação, que agradecemos, informamos que a mesma encontra-se resolvida.
Informamos também que colocamos esta resposta hoje neste Portal devido ao fato de só sermos utilizadores do mesmo desde o dia 16-04-2021.
Cumprimentos
Ana Cristina Rodrigues
Responsável pelo Serviço ao Cliente
Telefone: 21 470 61 33
Email: naturalar@cilsp.com
3 de maio 2021
Boa tarde, recordo que ainda está por fazer o pagamento de 75 euros devido à destruição da banheira de hidromassagem que foi levada a cabo sem autorização expressa nossa. Esta situação já foi aceite pelo responsável da Naturalar, numa reunião que tive na sede da vossa empresa, no verão passado.
17 de maio 2021
Boa tarde, continuo à espera que resolvam o pagamento da banheira que foi destruída e que já foi aceite pelo responsável da empresa, numa das reuniões presenciais que tive na vossa sede.